16/2/202402:01:38
A CEAGESP, através dos funcionários da Diretoria Técnica e Operacional (DIOPE) e do Departamento de Armazenagem (DEPAR), participou de reunião da Associação Brasileira das Empresas de Armazenadoras Oficiais (ABCAO) realizada, no início de fevereiro, na sede do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), em Curitiba (PR). Também foi feita uma visita técnica ao entreposto das Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA-PR).
Representaram a CEAGESP o diretor técnico operacional José Lourenço Pechtoll e os assessores Carmo Robilotta Zeitune, da DIOPE, e Adilson da Silva, do DEPAR. “Durante a reunião com a ABCAO esteve em pauta o resgate institucional da entidade, considerando sua importância nas discussões, nos projetos e na participação de políticas públicas voltadas ao armazenamento de produtos do agronegócio nacional”, destacou Carmo Zeitune.
Na reunião ficou acordado que a ABCAO se comprometerá com a política de apoio aos pequenos e médios produtores rurais que, historicamente, são dependentes da logística e do armazenamento de empresas privadas. Estiveram presentes na reunião: Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-PR; Luiz Felipe Glock, supervisor técnico comercial da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR); Francisco Carlos Alves, gerente de engenharia e logísticas do IDR-PR; e Gilson Ganinski, secretário executivo da ABCAO.
Visita ao CEASA Paraná — Estiveram no roteiro o Banco de Alimentos, o Barracão de Reciclagem e o Galpão dos Produtores. O diretor-presidente Eder Eduardo Bublitz e o diretor agro comercial Paulo Ricardo da Nova, ambos da central de abastecimento paranaense, acompanharam os representantes da CEAGESP durante a visita.
“No Banco de Alimentos da CEASA Paraná pudemos verificar que, além de manter o trabalho convencional de recebimento, seleção e destinação dos produtos às entidades sociais cadastradas, há uma linha industrial de produção de doces, geleias, molhos e, ainda, alguns produtos minimamente processados e envazados”, explica Carmo Zeitune. Assim, o projeto possibilita o aproveitamento quase total dos produtos recebidos no banco de alimentos local.
Foram apresentadas também as características operacionais diferenciadas do Galpão dos Produtores da CEASA Paraná. “Trata-se de um espaço de negócios em que os produtos são expostos e comercializados nos veículos, reduzindo o transbordo de embalagens e, consequentemente, evitando desperdícios”, detalha Carmo.
Outra iniciativa sustentável da CEASA Paraná, o Balcão de Reciclagem possui amplo galpão destinado ao recebimento, ao armazenamento e à separação de resíduos coletados no entreposto. “Todos os materiais são destinados à reciclagem. No local, além de esteira que acelera bastante o trabalho, há outros instrumentos essenciais como peneiras e balanças”, finaliza Carmo.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!