Siga:

7/7/202307:05:13

CEAGESP visita Ibiúna para orientar agricultores


A terça-feira (04/07) foi dia de visita a propriedades rurais e espaços dedicados aos agricultores em Ibiúna (SP), como parte da programação do VIII Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, realizado pela CEAGESP em conjunto com a Embrapa Instrumentação e a Secretaria de Agricultura do município.

“O que é bom da visita técnica é ver na prática as dificuldades que os produtores têm em uma determinada área”, conta Fabiane Camara, engenheira de alimentos da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH). O lugar escolhido para o encontro foi a CAISP, cooperativa sediada no município.

A cooperativa em questão recebe frutas e hortaliças de diversos produtores para limpeza e classificação, dois beneficiamentos que geram garantia de qualidade e durabilidade, além de serem embaladas e rotuladas. Dependendo do pedido do cliente, podem passar por processamento mínimo e ser embalados a vácuo. A grande maioria desses produtos são distribuídos para restaurantes, supermercados e redes de fast food.

O processamento mínimo de hortaliças oferece inúmeros benefícios, como no caso das hortaliças fora do tamanho, que podem ser picadas e empregadas nos mais diversos usos, como fornecimento a restaurantes e, no caso do consumidor final, a venda de mix de folhas e hortaliças raladas, que poupam tempo de cozinha. Exemplo de mercado potencial está nos legumes e verduras pré-preparados para serem empregados nos yakisobas.

“Os produtores têm bastante interesse para saber essa parte da comercialização na CEAGESP, pois conseguem fazer as adequações ainda na roça”, conta Fabiane. O VIII Curso de Tecnologia Pós-Colheita está previsto para 28/09, na CAISP. As equipes de SECQH e Embrapa Instrumentação ainda realização encontros para finalizar os detalhes sobre programação e conteúdo.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: