14/3/202403:04:16
Nesta semana, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu visitas de estudantes universitários de Geografia. A terça-feira, 12/03, foi reservada para alunos da UnB, enquanto a quarta-feira (13/03), aos estudantes da Universidade de São Paulo (USP), em visitas acompanhadas por Assuero Tomaz da Rocha, assistente executivo da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH).
No grupo da UnB, além dos estudantes de graduação, estiveram presentes dois doutorandos. “Fiquei impressionado com o tamanho e o gigantismo da CEAGESP. A oportunidade de conduzir in loco e ver a quantidade de pessoas que isto aqui movimenta e as relações geográficas. Isso deu para ter uma noção da função da central no abastecimento do Brasil”, conta Juscelino Eudâmidas Bezerra, professor do Departamento de Geografia da universidade e que conduz pesquisa abordando São Paulo, Lima (Peru), Santiago (Chile) e Cidade do México, levando em conta o grau de participação de supermercados no total de vendas para o consumidor final. “O objetivo do projeto é entender o desenvolvimento do setor supermercadista como canal de comercialização em grandes cidades da América Latina”, explica o docente.
A visita de alunos de Geografia da USP, por sua vez, é mais recorrente. “Venho praticamente todo ano com eles para esta disciplina e é a primeira atividade em campo”, recorda Valéria de Marcos, professora de Geografia Agrária. “O objetivo do trabalho que faço, o primeiro da disciplina, é discutir a circulação de alimentos”, conta a doutora, que pouco antes esteve com os estudantes no Mercado Municipal. “Oriento-os a olhar as placas dos caminhões para saber de onde vêm os alimentos. Há um distanciamento muito grande entre a cidade e quem está produzindo a comida”. Os anos de experiência nessa visita acabam gerando interesses posteriores nas turmas. “Os alunos gostam muito, pois chama muito a atenção. Alguns inclusive vêm fazer feira”, completa.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!