Siga:

3/10/202310:03:28

Cebola nacional é o produto destaque da semana (02 a 06/10) no atacado da CEAGESP


Um dos condimentos mais consumidos na culinária brasileira e mundial, a cebola tem origem no continente asiático e já era utilizada desde o Egito antigo, onde eram enterradas junto aos faraós por ser considerada símbolo de eternidade. Estima-se que a cebola chegou às Américas durante as expedições de Cristóvão Colombo pelo Novo Mundo e, a partir daí, foram amplamente difundidas.

Os tipos mais encontrados de cebola são: importada, nacional e roxa, sendo a nacional a mais consumida no Brasil. Seu uso ocorre em sopas, quitutes ou como acompanhamento. Já a cebola roxa possui sabor mais suave e é presença garantida em diversos pratos como saladas, lanches e conservas.

Propriedades da cebola

Saborosa e versátil, a cebola é comprovadamente um alimento eficaz para manter a saúde do organismo, pois contém diversas propriedades antivirais, antibacterianas e hipoglicemias. Contribui para a diminuição do colesterol, a prevenção de doenças infecciosas como gripes e, ainda, para o controle da pressão arterial.

A cebola é conhecida pela sua particularidade de, quando cortada, fazer as pessoas chorarem. Isso ocorre por que a cebola absorve enxofre da terra e, quando aberta, camada por camada, libera substâncias como o ácido sulfúrico que, em contato com os olhos humanos, faz as glândulas lacrimais liberarem água para “lavar” o globo ocular.

De onde vêm as cebolas que chegam ao ETSP

As principais origens estão localizadas no centro sul do país, com destaque para Santa Catarina (39,6%), São Paulo (23,5%), Goiás (17,4%) e Minas Gerais (11,5%). Em 2022, segundo dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP, cerca de 91.300 toneladas de cebola entraram no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).

Os municípios que, no ano passado, mais enviaram o produto à CEAGESP foram:

Aurora (SC): 16.183,78t;
Cristalina (GO): 12.209,06t;
Piedade (SP): 7.368,82t;
Ituporanga (SC): 7.130,96t;
Alfredo Wagner (SC): 4.596,32t;
Perdizes (MG): 3.690,78t.

Cotação favorável

Dentro do seu período de sazonalidade, que vai de julho a janeiro, a cebola é o produto destaque da semana compreendida de 02 a 06 de outubro de 2023. Com cotação média de R$ 2,13/kg, o produto encontra-se entre os favoráveis para compra no atacado da CEAGESP. Houve redução média mensal de 3,6% e, na comparação com 2022, quando estava cotado a R$ 4,47/kg, redução média anual de 52,3%.

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de cebola nacional no Guia CEAGESP (clique aqui).




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: