3/10/202310:03:28
Um dos condimentos mais consumidos na culinária brasileira e mundial, a cebola tem origem no continente asiático e já era utilizada desde o Egito antigo, onde eram enterradas junto aos faraós por ser considerada símbolo de eternidade. Estima-se que a cebola chegou às Américas durante as expedições de Cristóvão Colombo pelo Novo Mundo e, a partir daí, foram amplamente difundidas.
Os tipos mais encontrados de cebola são: importada, nacional e roxa, sendo a nacional a mais consumida no Brasil. Seu uso ocorre em sopas, quitutes ou como acompanhamento. Já a cebola roxa possui sabor mais suave e é presença garantida em diversos pratos como saladas, lanches e conservas.
Propriedades da cebola
Saborosa e versátil, a cebola é comprovadamente um alimento eficaz para manter a saúde do organismo, pois contém diversas propriedades antivirais, antibacterianas e hipoglicemias. Contribui para a diminuição do colesterol, a prevenção de doenças infecciosas como gripes e, ainda, para o controle da pressão arterial.
A cebola é conhecida pela sua particularidade de, quando cortada, fazer as pessoas chorarem. Isso ocorre por que a cebola absorve enxofre da terra e, quando aberta, camada por camada, libera substâncias como o ácido sulfúrico que, em contato com os olhos humanos, faz as glândulas lacrimais liberarem água para “lavar” o globo ocular.
De onde vêm as cebolas que chegam ao ETSP
As principais origens estão localizadas no centro sul do país, com destaque para Santa Catarina (39,6%), São Paulo (23,5%), Goiás (17,4%) e Minas Gerais (11,5%). Em 2022, segundo dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP, cerca de 91.300 toneladas de cebola entraram no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP).
Os municípios que, no ano passado, mais enviaram o produto à CEAGESP foram:
Aurora (SC): 16.183,78t;
Cristalina (GO): 12.209,06t;
Piedade (SP): 7.368,82t;
Ituporanga (SC): 7.130,96t;
Alfredo Wagner (SC): 4.596,32t;
Perdizes (MG): 3.690,78t.
Cotação favorável
Dentro do seu período de sazonalidade, que vai de julho a janeiro, a cebola é o produto destaque da semana compreendida de 02 a 06 de outubro de 2023. Com cotação média de R$ 2,13/kg, o produto encontra-se entre os favoráveis para compra no atacado da CEAGESP. Houve redução média mensal de 3,6% e, na comparação com 2022, quando estava cotado a R$ 4,47/kg, redução média anual de 52,3%.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de cebola nacional no Guia CEAGESP (clique aqui).
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!