17/4/202504:04:30
Cenoura é o destaque da semana, de 14 a 18/04, no atacado da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). O produto foi cotado, na última segunda-feira, 14/04, a R$2,09 o quilo – menor preço registrado no ano de 2025. Na mesma época do ano passado, o quilo estava R$6,07, ou seja, apresentou variação média anual de -65,6%. Na comparação mensal, houve variação média de -36,1%.
A cenoura (Daucus carota L.), da família Apiaceae, a mesma da salsinha, aipo, coentro, erva-doce e nabo, é originária de áreas temperadas da Ásia Central. Espalhou-se para a Europa e, mais tarde, para as Américas. Trazida ao Brasil pelos portugueses, acredita-se que as primeiras plantações ocorreram no século XIX no estado do Rio Grande do Sul. A sua difusão, principalmente na região Sul e Sudeste, só aconteceu depois da imigração de asiáticos e outros europeus.
As cultivares de cenoura são divididas em dois grupos: as de inverno e as de verão. Apresentando um período adequado para semeadura, visando o melhor desenvolvimento da cultura. Cada cultivar tem características próprias quanto ao formato das raízes, resistência às doenças e, principalmente, quanto à época de plantio. Esta última característica permite que se produza cenoura durante o ano todo na mesma região, desde que se plante a cultivar apropriada às condições de clima predominantes em cada época.
O grupo de cenouras disponíveis no Brasil são, Nantes, verão, inverno e Kuroda; a coloração mais comum é a laranja, mas as cenouras também podem ter cor branca, amarela, vermelha ou púrpura.
A cenoura possui carboidratos de baixo índice glicêmico, potássio e é rica em betacaroneto, precursor da vitamina A, nutriente importante para a visão, imunidade e para a pele. Também é fonte de fibras que favorecem o funcionamento intestinal, além de conter antioxidantes naturais, como luteína e licopeno.
A cenoura é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo e pode ser consumida de várias formas: crua, ralada, cozida e ainda, é muito versátil na cozinha, podendo ser utilizada em sopas, sucos, tortas, suflês e doces, como no bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Além disso, a raiz é muito usada como matéria-prima na indústria alimentícia para produção de minicenouras ou processadas em seleta de legumes, iogurtes e papinhas.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!