Siga:

19/7/202407:12:03

CETESB faz “Operação Inverno” no Entreposto de São Paulo em parceria com Grupo CCR


Motoristas de todo o Brasil que chegaram à CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), na quinta-feira, 18/07, tiveram a oportunidade de participar da “Operação Inverno” realizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) — assista aqui. A ação educativa, realizada em conjunto com o Grupo CCR e com apoio do Departamento de Entreposto da Capital (DEPEC), visa mensurar os níveis de poluentes emitidos pelos veículos que chegam à central de abastecimento.

“Fazemos uma série de avaliações de segurança e também das condições gerais dos veículos. Aqui, também fazemos uma medição da opacidade. É uma grandeza que mede o quanto a luz está sendo bloqueada pelo gás de escapamento do veículo”, explica Vanderlei Borsari, gerente da Divisão de Emissões Veiculares da CETESB. “Cada veículo tem um valor de opacidade limite. É isso que verificamos aqui”, complementa.

A ação educativa aconteceu no Portão 3, entrada principal do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina, das 9h00 às 12h00. Na CEAGESP, trata-se apenas de uma iniciativa de orientação. “Hoje é uma ação de conscientização, então não há autuações, não há multa. Se ele estiver com opacidade acima do limite, recomendamos que procure uma oficina capacitada para realizar a manutenção e regulagem do veículo para atender os limites de emissão”, destaca Borsari.

Falta de manutenção veicular é a principal causa da emissão de poluentes acima dos níveis permitidos. Ainda segundo a CETESB, em dias de fiscalização padrão, os condutores de veículos com emissão de poluentes acima do limite permitido podem ser autuados em 60 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Considerando que no exercício de 2024 o valor da UFESP é de R$ 35,36, a multa chega a R$ 2.121,60.

Durante a ação educativa realizada na CEAGESP, 90% dos veículos parados apresentaram níveis adequados de emissão de poluentes. “Foram testados 31 veículos e apenas três apresentaram nível de opacidade acima do limite”, resumiu Borsari. A “Operação Inverno” recebe esse nome porque ocorre de maio a setembro, meses que coincidem com a estação de mesmo nome.

“São os meses em que as condições atmosféricas não são propícias à dispersão dos poluentes. Tem pouca chuva, fica mais frio, tem pouco vento, então os poluentes tendem a ficar mais concentrados na parte mais baixa da atmosfera. Nesses meses, a CETESB faz uma campanha para intensificar tanto as ações de fiscalização quanto as ações de conscientização das fontes móveis, especialmente os veículos movidos a diesel, como caminhões, ônibus, vans e picapes”, finaliza o gerente da CETESB.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2024 o Mês de:

Veja também o Ano de: