Siga:

7/7/201607:04:22

CETESB realiza ação educativa com caminhoneiros na CEAGESP


Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) estiveram das 9h às 13h desta quinta-feira (7/7) na CEAGESP para mais uma Operação Inverno. A Iniciativa, que é realizada há mais de 10 anos no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e teve apoio da Coordenadoria de Sustentabilidade da Companhia, teve como objetivo conscientizar os caminhoneiros de caminhões a diesel sobre a importância de combater o aumento da poluição atmosférica por causa da emissão excessiva de fumaça preta.

A ação não teve caráter punitivo, mas apenas de orientação aos motoristas, que eram abordados na portaria 3 do ETSP e convidados a passar pela medição voluntária e gratuita de emissão de gases, feito por técnicos do Programa de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural – CONPET, ligado à Petrobrás, e do Programa Caminhão 100%, que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo para garantir mais segurança no trânsito, redução de emissão de poluentes e consumo de combustível.

Os caminhões participantes passaram por exames gratuitos de medição de emissão de gás pelo escapamento dos veículos. Aqueles que acusavam níveis acima do permitido por lei eram solicitados a resolver o problema mecânico que poderia estar causando isso. Os motoristas que foram encontrados nesta situação receberam orientações de como proceder, além de panfletos explicativos e brindes.

Para Daniel Schmitt, gerente do setor de controle de emissão de veículos em uso da CETESB, essa ação educativa tem ainda como função maior passar informações que muitas vezes são ignoradas pelos motoristas. “A multa ambiental que é aplicada quando o caminhão está emitindo gases nocivos além do permitido em lei é de R$ 1413,00. Só que este valor pode ter um desconto de 70%, se o motorista fizer a manutenção correta e apresentar provas disso”, disse.

É o que também complementou a técnica ambiental Raquel Gentil Ribeiro, presente na ação da CETESB. “Depois que o motorista é autuado, ele tem até 60 dias após receber a multa em casa para resolver o problema e nos apresentar um novo laudo, informando que os níveis de emissão de gases está dentro do aceitável”, explica. Segundo ela, por ano a CETESB autua em média 21 mil veículos por ano, dos quais menos de 10% do total recorrem à multa ambiental.

Para Jae Young Ahn, coordenador de Sustentabilidade da CEAGESP, essa ação tem grande relevância pela conscientização ambiental junto aos motoristas e a importância de se manter o seu veículo regulado, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar. No Entreposto da capital, circulam em média 12 mil veículos, dos quais 80% são de caminhões e de automóveis utilitários. Durante a Operação Inverno desta quinta-feira, foram vistoriados 76 caminhões, dos quais 63 apresentaram boas condições de emissão de gases, e 13 receberam recomendações para se efetuar a manutenção preventiva.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: