Siga:

31/5/202305:01:01

Saiba tudo sobre o chuchu que é o destaque da semana (29/05 a 02/06)


A dica da semana é o chuchu. É uma hortaliça conhecida pelos brasileiros, mas, injustamente, nem sempre apreciada por todos. Mesmo que não seja considerado um alimento de sabor marcante para todos os paladares, vale destacar que o chuchu é muito saudável.

O momento atual está propício para compra e consumo de chuchu, pois o preço médio de comercialização dele no atacado da CEAGESP ficou R$1,27 o quilo. Os dados são da equipe de Economia que realiza cotações dos produtos no Entreposto de São Paulo.

O chuchu se originou na América Central e, embora não tenha origem no Brasil, o país se destaca como um dos maiores produtores de chuchu do mundo, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Na CEAGESP, o chuchu é o 4º produto mais comercializado no setor de legumes em termos de tonelagens.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o chuchu é o 3º legume mais consumido pelos brasileiros. Há muitas vantagens em incluir o chuchu no cardápio: é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de potássio, cálcio, fósforo, zinco e magnésio. O chuchu ajuda no combate à diabetes, à depressão e à anemia. Além disso, auxilia no aumento da imunidade e melhora a memória.

Boa parte do chuchu é água: 95% da sua composição. Por isso é um alimento com poucas calorias. É também uma hortaliça que possui agentes antioxidantes importantes na desintoxicação do organismo.

Na cozinha o chuchu é muito versátil. Pode ser utilizado como ingrediente em saladas, sopas e caldos. Pode também ser gratinado para um almoço de domingo e, vale destacar, é uma ótima opção para os vegetarianos.

Em 2022, no Entreposto de São Paulo, foram comercializadas 43.376 toneladas de chuchu. Os principais municípios que enviaram o produto à CEAGESP foram:

1º) Bairros de São Paulo, com 9.610,36 toneladas;

2º) Santa Maria de Jetibá (ES), 7.173,80 t.;

3º) Iguape (SP), 6.959,06 t.;

4º) Amparo (SP), 3.505,22 t.;

5º) Atibaia (SP), 2.507,26 t.;

6º) Itapecerica da Serra (SP), 2.398,22 t.

Para fazer bons negócios, consulte o Guia CEAGESP (aqui) e contate os comerciantes de chuchu.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: