Siga:

29/6/202306:10:20

Coco seco é o produto destaque da semana (26 a 30/06) na CEAGESP


O coco seco é um fruto originário da Ásia e que chegou ao Brasil em meados do século XVI. O aumento no consumo em terras brasileiras começou com a chegada dos escravos africanos que já tinham esse hábito em sua cultura. Aos poucos o coco seco passou a ser introduzido na culinária do Brasil e, hoje, é um dos alimentos mais populares na preparação de muitas receitas.

De acordo com a equipe de Economia da CEAGESP, o coco seco está com um dos melhores preços registrados ao longo de 2023. Em cotação realizada na segunda-feira (26/06), o preço médio do quilo no atacado ficou em R$2,83. Comparando com cotações anteriores, o coco seco apresentou uma variação média anual de -38,8% e mensal de -4,5%.

O coco é considerado um super alimento por conta de ser nutricionalmente completo. Da sua polpa extrai-se um óleo rico em ômega 3 e em gordura saturada — sendo, inclusive, comparada à gordura animal. Com o fruto do coqueiro também é possível produzir o leite de coco. É rico também em sais minerais como potássio, zinco, ferro, selênio, cálcio e fósforo.

Rico em fibras que dão maior saciedade e ajudam no melhor funcionamento do intestino, o coco também é fonte de energia. Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, ácido fólico e, ainda, vitamina C que contribuem para o aumento da imunidade.

Além a da polpa, do coco seco é possível consumir também a água armazenada em seu interior. É uma bebida natura, refrescante e com sabor adocicado. Além de saborosa, a água do coco é saudável porque ajuda a hidratar o corpo e, por isso, é uma ótima opção para atletas e pessoas desidratadas. Muito benéfico também para a saúde dos cabelos e da pele — principalmente o óleo de coco que é usado em diversos cosméticos.

Em resumo, o coco seco é um alimento versátil. O consumo pode ser através de óleo, farinha, leite, açúcar, água de coco e polpa. Serve como ingrediente fundamental em receitas doces e salgadas. Nesta época de festas juninas, quem não gosta de uma deliciosa cocada? Vale também colocar coco em canjica, arroz doce, bolo e mingau.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: