4/4/202404:11:48
O produto destaque desta semana (01 a 06/04) no atacado da CEAGESP é hiratake, quarto cogumelo mais consumido no mundo, ficando atrás do champignon, do shiitake e do shimeji. Conforme a cotação realizada em 01/04/2024, o produto apresentou um preço médio de R$ 5,07/bandeja no atacado, o que significou uma redução média anual de -8,4% e redução média mensal de -6,6%, segundo levantamento da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP.
Originário da Europa, o Hiratake (Pleurotus ostreatus) é cultivado em várias partes do mundo devido à sua adaptabilidade e valor nutricional. Esse nome se deve ao seu formato, um semicírculo, que lembra uma ostra. No Brasil, ele pode ser encontrado nas cores branca, salmão, cinza e marrom. Seu chapéu chega a medir até 10 centímetros. Além da sua aparência singular, possui propriedades terapêuticas muito importantes e é muito utilizado para o controle do colesterol.
Esse nome se deve ao seu formato, um semicírculo, que lembra uma ostra. No Brasil, ele pode ser encontrado nas cores branca, salmão, cinza e marrom. Seu chapéu chega a medir até 10 centímetros.
O Pleurotus salmão, ou hiratake de cor salmão, é peculiar e saboroso, rico em proteínas e fibras, também contém minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, zinco, manganês e selênio. A espécie hiratake é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C, quase sem gordura, auxilia no controle do colesterol.
Em 2023 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) comercializou 9,06 toneladas (36.250 bandejas) de cogumelo hiratake. Os períodos de preços abaixo da média são os meses de janeiro a junho, e as principais origens do produto, são cidades paulistas, com a liderança de Mogi das Cruzes (49,7%), Pinhalzinho (20,4%), Miracatu (13,4%) e Vargem Grande Paulista (4,2%).
É possível conservar os cogumelos por até dez dias em refrigeração, são vendidos in natura e geralmente comercializados em embalagens de isopor coberto por filme plástico. Também podem ser comercializados desidratados e defumados.
Venha fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de cogumelos no Guia CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!