Siga:

12/6/202506:04:18

Com queda no preço de 24,6% em relação ao mês passado, abóbora seca é o produto destaque da semana (09 a 13/06)


Na última segunda-feira,09/06, a abóbora seca foi cotada a R$ 2,18/kg, o que a fez ser o produto destaque da semana (09 a 13/06) no atacado da CEAGESP. De acordo com levantamento realizado pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES), ela apresentou uma redução média mensal de 24,6% e, quando comparamos em relação à mesma época do ano passado, a redução foi de 40,4%, quando o preço médio era de R$ 3,66/kg.

A abóbora seca (Cucurbita moschata), também conhecida como abóbora de pescoço, é nativa da América e tem registros de seu cultivo datados de 7 mil anos atrás. Sua disseminação para outras partes do mundo, inicialmente para a Europa, veio no século XVI com as navegações portuguesas e espanholas pelo continente.

Suas características incluem um formato alongado, com uma extremidade mais fina, conhecida como o “pescoço”, e a outra mais arredondada, na qual as sementes ficam armazenada. Em matéria de tamanho, pode atingir até 1 m de comprimento e pesar de 10 a 18 kg. Possui uma casca lisa e dura, com tonalidades verde-acinzentada e bege. Já sua polpa é marcada por uma coloração alaranjada intensa, tendo consistência firme e fibrosa.

Diversidade e finalidades

Pertencente à família das cucurbitáceas, é um fruto com alto teor de antioxidantes, vitaminas B, C, E e principalmente o β-caroteno (pró-vitamina A), substância responsável por auxiliar na proteção da pele e a visão. Também é fonte de sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Popular pela sua qualidade nutritiva, carrega diversos benefícios em sua consumação, como a redução no risco de doenças cardiovasculares; a colaboração no trato intestinal, derivada da grande quantidade de fibras presentes; e o fortalecimento do sistema imunológico.

Tendo sabor marcado pela doçura, é um fruto com impacto mundial e de bastante versatilidade, podendo ser utilizado em receitas, como as do doce de abóbora em compota ou pasta. É também parte em sopas, cozidos, assados, purês e refogados, além de compor recheios de massas para nhoque, pães e tortas.

Seu período de sazonalidade alta vai do mês de maio a junho, a resposta ao seu sucesso foram as 2.423 toneladas dessa variedade que foram comercializadas no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) em 2024, tendo como suas principais origens os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

 

MUNICÍPIOS QUE MAIS COMERCIALIZAM ABÓBORA SECA NA CEAGESP

PosiçãoMunicípioEstadoToneladasParticipação sobre o total
1ItapevaSP569,6623,5%
2RinópolisSP298,0012,3%
3Tijucas Do Sul PR222,409,2%
4Senador AmaralMG195,008,0%
5Arco-Íris SP141,505,8%
6ItapetiningaSP96,054,0%

 

Para fazer bons negócios, consulte os comerciantes de abóbora seca no Guia CEAGESP clicando aqui.

 

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: