Siga:

18/6/202506:04:37

Com um dos menores preços do segundo trimestre, o maracujá azedo é o produto destaque da semana (16 a 20/06) no atacado da CEAGESP


Na última segunda-feira,16/06, o maracujá azedo foi cotado a R$ 4,86/kg, preço que é um dos menores para esse produto desde março de 2025. Com isso, tornou-se o produto destaque desta semana no atacado da CEAGESP, com uma redução de preço mensal de 35,5%. Já na comparação anual, a redução é de 9%, quando o maracujá estava à R$ 5,34/kg na mesma época de 2024.

Nativo da América Tropical (Brasil, Colômbia, Peru e outros países), é fruto da família Passifloraceae, com o nome “maracujá” sendo proveniente do tupi-guarani e significando “alimento que se toma de sorvo” ou “alimento em forma de cuia”. Apresenta sementes com arilo (cobertura da semente) carnoso, formato globuloso e polpa de coloração amarelo-alaranjada, tendo sua casca exterior variando entre as cores amarela, roxa ou rosa-maçã. É uma planta trepadeira herbáceas ou lenhosa de ramos cilíndricos ou quadrangulares, angulosas, suberificadas, glabras ou pilosas, podendo atingir 5 a 10 m de comprimento, desenvolvendo-se nas regiões tropicais e subtropicais e tendo como período de sazonalidade alta os meses de julho a outubro.

 Consumação e seus benefícios

O Brasil é responsável por 70% da produção mundial de maracujá, sendo o maior produtor e consumidor. É um fruto carnoso com um amplo potencial alimentar, ornamental e medicinal. Na indústria alimentícia, o fruto pode ser destinado a chá, suco, mousse, bolos e gelatinas. Vale ressaltar que suas folhas, polpa e sementes são de suma importância na indústria farmacêutica, pois delas provém o famoso efeito calmante, derivado de substâncias como passiflorina, maracujina e calmofilase, utilizadas na indústria farmacêutica para fabricação de sedativos e antiespasmódicos.

Das mais de 500 espécies de maracujá, estima-se que 150 são nativas do Brasil, sendo um fruto com biodiversidade essencialmente ligada ao nosso território. Sua abundância reflete na diversidade de benefícios presentes em sua composição, sendo rico em antioxidantes, como flavonoides e carotenoides, e as vitaminas A e C, importantes para a imunidade, visão e saúde da pele. Possui um alto teor de fibras e água, que contribuem para o controle do apetite e função digestiva. Rica em potássio, ajuda no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular.

No ano de 2024, o Entreposto Terminal São Paulo comercializou 47.111 toneladas de maracujá azedo, tendo como suas principais origens os estados de Bahia (67,8%), Santa Catarina (17,2%) e Ceará (6,1%).

 

ESTADOS QUE MAIS COMERCIALIZAM MARACUJÁ AZEDO NA CEAGESP

PosiçãoMunicípioEstadoToneladasParticipação sobre o total
1BahiaBA31.958,8867,8%
2Santa CatarinaSC8.113,6317,2%
3Ceará CE2895,926,1%
4São PauloSP2.254,174,8%
5Rio Grande do Sul  RS1.430,353,0%
6Minas GeraisMG267,710,6%

 

Para fazer bons negócios, consulte os comerciantes de maracujá azedo no Guia CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2025 o Mês de:

Veja também o Ano de: