Siga:

10/10/202310:01:06

Comitiva da Centroabastos colombiana visita Entreposto Terminal São Paulo


Um grupo composto por dirigentes e comerciantes da Centroabastos (Central de Abastos de Bucaramanga S.A.), na Colômbia, visitou o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na manhã da segunda-feira (09/10). A comitiva foi recepcionada pela diretoria da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e realizou caminhada técnica pelo mercado atacadista.

A visita à CEAGESP faz parte de uma turnê por centrais de abastecimento da América do Sul e já passou, no início do mês, pelo Mercado Central de Buenos Aires, na Argentina, e pela Unidade Agroalimentar Metropolitana (UAM) de Montevidéu, no Uruguai. O objetivo é identificar oportunidades de negócios, além de trocar conhecimentos sobre tecnologias de entrepostagem e estratégias de marketing.

De acordo com Carlos Eduardo Quiroga, gerente da Centroabastos, viagens como a que está sendo realizada agora é rotina na central colombiana. “Estávamos há pouco na China, no Uruguai e nos Estados Unidos, além de termos estado na Europa e passado por México, Peru, Equador, visitando centrais de abastecimento”, conta. “Somos a terceira maior central da Colômbia e viemos verificar alternativas de negócios e conhecer centrais. Muito agradecemos de estar nesta central e da hospitalidade que nos dispensam”.

No roteiro da visita estiveram empresas localizadas nos pavilhões APA, onde são comercializados legumes, e MFE-B, local das frutas sazonais. Ao longo da visita, o grupo de 23 integrantes pôde conversar com os comerciantes que operam no ETSP.

Também fez parte da comitiva colombiana a diretora da Fundación Semillas de Ilusión, Anadelina Benabides Díaz. Para a entidade, equivalente em função à Nossa Turma do ETSP, foi oportunidade de intercâmbio de conhecimentos. “Estamos em São Paulo conhecendo essa experiência de uma central de abastecimento para ver o que podemos replicar na Colômbia”, conta a diretora, lembrando do cunho empregado em Bucaramanga. “Trabalhamos com nossas crianças e adolescentes em três temas fundamentais: prevenção e erradicação do trabalho infantil, do abuso sexual infantil e do consumo de substâncias psicoativas”.

Foram visitados ainda o pavilhão HFD e o pavilhão de comercialização de abóboras. Em seguida, os visitantes passaram pelo MLP (Mercado Livre do Produtor) onde, durante o dia, são comercializadas as hortaliças. Todos tiveram uma visão panorâmica desse imenso mercado através da Passarela do MLP. A caminhada técnica foi encerrada no pavilhão APA.

Por último, a comitiva colombiana foi recepcionada pelos diretores, Jamil Yatim diretor-presidente, José Lourenço Pechtoll diretor técnico operacional e Hamilton Ribeiro Mota diretor administrativo financeiro. ‘Gostaria de dar as boas-vindas aos visitantes e agradecer os comerciantes que operam no ETSP pela ajuda na recepção”, disse Jamil.

O tamanho da CEAGESP foi destacado como trunfo para a realização de negócios. “Aqui há uma infinidade de oportunidades para vocês trazerem sua experiência e conhecerem a experiência da CEAGESP, para fazerem grandes parcerias com nossos comerciantes”, destacou Hamilton. “Vamos estabelecer laços e relações comerciais. Já recebemos vários produtos da Colômbia assim como mandamos para lá vários produtos daqui”, lembrou Pechtoll, que destacou os aprendizados possíveis para ambas as centrais no campo da inovação e da tecnologia. “Eles já têm energia solar funcionando e é um sonho nosso. Têm também tratamento de água para lançar nos rios. Estamos perseguindo sonhos e queremos realizar essas benfeitorias para nossa central continuar fazendo serviço ao público”.

No Brasil, além da CEAGESP, em São Paulo, a comitiva colombiana visitará também o Rio de Janeiro nos próximos dias.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: