Siga:

16/5/202305:12:37

Comitiva do Chile visita Entreposto de Pescados de São Paulo


O Entreposto de Pescados de São Paulo (EPSP) recebeu, na madrugada desta terça-feira (16/05), a visita de uma comitiva do Chile. As autoridades chilenas foram recepcionadas pelo diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), Jamil Yatim, no setor de pescados da companhia.

Durante a visita estiveram presentes representantes do Consulado Geral do Chile, no Brasil. Além do embaixador Sebastián Depolo e do cônsul geral Juan Carlos Salazar, também fizeram parte da comitiva chilena o adido agrícola Ricardo Moyano e o adido comercial Hugo Corales.

O Chile é um importante parceiro comercial do Brasil e, de acordo com a Seção de Economia da CEAGESP, dentre os dez países que enviam pescados ao Entreposto de São Paulo, o Chile ocupa a primeira colocação em tonelagens. Em 2022, foram recebidas 1.807 toneladas de pescados chilenos. O volume é tão significativo que representa 3,81% do pescado comercializado na CEAGESP.

O salmão é o principal produto enviado pelo Chile ao setor de pescados da CEAGESP. “Em relação ao salmão, o Chile foi responsável por 98,1% do que foi comercializado em nosso entreposto de pescados no ano passado”, explica o economista João Gabriel Alves da Costa.

A empresa AquaChile, principal produtora de proteínas animais do Chile, incluindo o salmão, completou a comitiva com os seguintes representantes: Max Domingues, diretor regional da AquaChile para a América Latina; Luis Ithurbiesquy, gerente de vendas; Raphaela Oberlaender, gerente de vendas; e Matías Gonzales, gerente de exportação.

Além de conhecerem a área de comercialização do EPSP e conferir a dinâmica do mercado atacadista, a comitiva visitou a Unidade de Beneficiamento de Pescados (UBP). A estrutura é fundamental para a realização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), conforme todas as exigências da legislação brasileira. É a UBP que garante a qualidade e a procedência dos produtos. Dados da CEAGESP indicam que 60% dos peixes frescos comercializados no EPSP passam pela UBP local. Os outros 40% são inspecionados externamente.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: