Siga:

6/2/202602:04:45

BCA recebe mais 27 toneladas de arroz da Conab


Dois caminhões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estacionaram em frente ao Banco Ceagesp de Alimentos (BCA) na manhã desta sexta-feira, 6/02, para descarregar mais 27 toneladas de arroz produzidos pela agricultura familiar e adquiridos para distribuição às cozinhas solidárias através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

Com a chegada desta nova remessa, a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) já soma 54 toneladas de produtos recebidos da Conab somente em 2026. No ano passado, quando começou essa parceria de sucesso entre Ceagesp, Conab, MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) foram mais de 436 toneladas de alimentos entregues ao BCA.

São produtos como arroz, feijão, leite em pó, farinha de mandioca, fubá, entre outros, produzidos pela agricultura familiar. O BCA recebe esses produtos e distribui para mais de 240 cozinhas solidárias e entidades cadastradas no banco de alimentos do Entreposto de São Paulo.

De onde vem o arroz?

Assim como os dois lotes anteriores entregues no BCA — 13,5 toneladas em 16/01 e 13,5 toneladas em 21/01 — o arroz recebido desta vez também vem de cooperativas da agricultura familiar localizadas no Rio Grande do Sul. A produção é da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap) e da Cooperativa de Produção Agropecuária Sete de Julho (Coopal). O beneficiamento é da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Tapes (Coopat).

Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) viabiliza a compra da produção de agricultores familiares, incluindo assentados da reforma agrária, silvicultores, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades indígenas e quilombolas, e repassa os alimentos a equipamentos públicos.

Os agricultores podem acessar o PAA simultaneamente de maneira individual ou por meio de organizações associativas. Além de comprar da agricultura familiar, o PAA repassa os alimentos a cozinhas solidárias que ajudam no combate à fome e à insegurança alimentar.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2026 o Mês de:

Veja também o Ano de: