Siga:

29/4/202004:04:21

Confira as informações atualizadas sobre o abastecimento na CEAGESP em 29/4


A presidência da CEAGESP vem a público apresentar as atualizações sobre o funcionamento do entreposto e o abastecimento.
Reforçamos nosso compromisso de não medir esforços na aplicação de medidas para conscientizar o público frequentador do entreposto sobre a responsabilidade individual e coletiva no combate à Covid-19.
As áreas responsáveis pela limpeza e fiscalização têm atuado incansavelmente para varrição durante o dia e lavagens com caminhão pipa ao entardecer, bem como o constante abastecimento de sabão e papel para higienização das mãos.
Junto a isso está a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de todas as unidades da CEAGESP, na capital e no interior. As medidas abaixo estão sendo enfatizadas para a segurança de trabalhadores, comerciantes e clientes:

• Usar Máscara – é obrigatório o uso em todas as dependências do entreposto;
• Lave as mãos com água e sabão constantemente;
• Use e ofereça álcool em gel a seus clientes e funcionários;
• Controle o fluxo de pessoas no seu Box/ módulo e evite aglomerações;
• Seja breve nas negociações;
• Dê preferência aos cartões de crédito e débito na hora de pagamento, pois por serem de plástico é mais fácil de higienizar;
• Evite contar dinheiro passando o dedo na língua – embora seja um hábito muito comum, é muito prejudicial e facilita a entrada do vírus;
• Não compartilhe bitucas de cigarro, copos, pratos, talheres e toalhas.

BANCO CEAGESP DE ALIMENTOS (BCA)
As equipes responsáveis pela captação e doação de alimentos continuam a postos em regime de plantão. Graças a um trabalho intenso de conscientização e ao compromisso dos comerciantes com nossa causa, o BCA atendeu aos pedidos de entidades cadastradas, outros bancos de alimentos e solicitações de caráter emergencial, totalizando 287.162 pessoas atendidas. Agradecemos a todos os envolvidos que tornaram possível esse feito, pois nos motiva a continuar com a missão de levar alimento para todas as pessoas que precisam.
ABASTECIMENTO NO ETSP

Volume ofertado: O entreposto de São Paulo continua operando normalmente e provendo o abastecimento com regularidade na grande São Paulo, interior e outros estados. Nesta quarta-feira, 29 de abril, a estimativa é que sejam negociadas cerca de 10.000 a 14.000 toneladas de hortifrutícolas no maior entreposto da América Latina, ou seja, movimento próximo às médias históricas.
Nesta semana, percebe-se um movimento menor em relação ao número de compradores. Habitualmente, o final do mês impõe limitação nos gastos dos consumidores, assim, houve uma ligeira retração no consumo.
Desde o início da pandemia da COVID-19 e das restrições impostas no estado de São Paulo, acentuou-se ainda mais a concentração da movimentação de mercadorias às segundas, quartas e sextas-feiras. Terças, quintas e sábados diminuíram as vendas e percebe-se com muita clareza que a frequência da maioria dos compradores ficou restrita aos dias de maior oferta, ou seja, apenas três vezes por semana.
Mesmo com este novo cenário, os permissionários da CEAGESP continuam mantendo a oferta de hortifrútis constante, assegurando o abastecimento regular no entreposto. Desta forma, os hortifrútis têm chegado normalmente aos equipamentos de varejo, com qualidade e frequência plenas neste momento fundamental para a manutenção de uma alimentação saudável.
Os volumes adquiridos por restaurantes, bares, hotéis, companhias aéreas, distribuidores, feirantes e demais segmentos afetados pelas restrições geradas pela COVID-19 seguem abaixo do normal. Em contrapartida, os supermercados, desde as grandes redes até os pequenos estabelecimentos localizados nos bairros, bem como as lojas de hortifrúti, aumentaram consideravelmente os volumes de compra.
Com as saídas menos frequentes, consumidores continuam optando por estabelecimentos que concentrem um mix maior de produtos, como FLV, mercearia, limpeza, laticínios e etc. Desta forma, conseguem realizar as compras em um único local, diminuindo as saídas e mitigando riscos.
Frutas e legumes continuam sendo os setores mais procurados. O abastecimento segue normalmente com destaque para laranja, limão, tangerina, banana, abacate, manga, maçã, mamão, entre outros produtos de época, que são os mais procurados. No setor de legumes, os mais buscados são tomate, cenoura, abobrinha, chuchu, além das raízes e tubérculos. O setor de diversos (batata, alho, cebola e ovos) também continua bastante demandado.
Verduras: Devido às restrições estabelecidas pelo Governo do estado de São Paulo em relação ao funcionamento de escolas, bares, restaurantes, entre outros, o setor de verduras continua registrando volume de vendas abaixo da normalidade.
Pescados: Visando reduzir os riscos e também os custos de compradores e permissionários, a Ceagesp e a Acapesp – Associação dos comerciantes atacadistas de pescados do estado de São Paulo, em comum acordo, reduziram os dias de comercialização no setor, que funcionará somente às terças, quintas e sábados. Esta decisão mostrou-se acertada e os pescados registram movimentação bastante satisfatória nos dias de comercialização.
Flores: No início desta semana, a comercialização de flores foi retomada na capital e unidades do interior que possuem a atividade. No entreposto de São Paulo, a feira de flores conta com mais de 1.000 expositores, principalmente pequenos produtores rurais. Com a chegada do dia das mães, principal data do setor, a expectativa é que os pequenos produtores possam recuperar parte das perdas ocorridas pela suspensão das atividades e eventos.
Varejões: Mesmo com a redução do número de frequentadores, os varejões têm ocorrido normalmente. Como esta modalidade é muito parecida com as feiras livres, as decisões da PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo estão sendo monitoradas e aplicadas neste segmento.
Em parceria com a FAESP, SENAR AR/SP, SEBRAE-SP, UNIÃO NACIONAL DOS FEIRANTES, PRODUTORES E COMÉRCIO E ASSOCIAÇÃO DOS FEIRANTES PRODUTORES E COMÉRCIO, foi criado um Guia de Recomendações para o funcionamento das Feiras Livres e todas as boas práticas de funcionamento nos Varejões da CEAGESP estarão submetidos a ele.
Preços: Confirmou-se a tendência de redução dos preços praticados. Com a limitação dos gastos dos consumidores em razão do final do mês e, passado o período de maior consumo em razão da Páscoa, os preços têm recuado sistematicamente. Esta tendência de preços satisfatórios aos consumidores deve permanecer nas próximas comercializações.
Principais opções de compra: Caqui, mamão formosa, abacate, pinha, laranja lima, melancia, carambola, melão, tangerina poncã, abobrinha italiana, berinjela, chuchu, abóbora moranga, beterraba, pepino comum, batata doce rosada, mandioca, alfaces, acelga, couve, milho verde, nabo, espinafre, entre outros.

Acesse o comunicado na íntegra aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: