Siga:

17/9/201509:02:52

Congresso da WUWM tem mais de 300 participantes de 27 países


Objetivo é debater impactos do clima na produção agrícola e a situação atual do setor de abastecimento

encontro_wuwm_texto_novo

O município de Campinas, maior polo tecnológico da América Latina e terceiro centro industrial nacional, sedia entre os dias 23 e 26/9 (quarta-feira a sábado), o 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM). É a segunda vez que o Brasil recebe um encontro desse tipo – a primeira foi em 2006 na cidade de São Paulo.

A iniciativa, promovida pela WUWM, é organizada pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN). A entidade reúne 23 centrais de abastecimento, que são responsáveis pela gestão de 56 entrepostos atacadistas instalados em todo o país.

Nesses espaços atuam produtores rurais, comerciantes atacadistas e varejistas, distribuidores e prestadores de serviços que buscam fornecer alimentos de qualidade à população. Para se ter uma dimensão do setor, esse complexo operacional respondeu, em 2014, pela comercialização de 15,7 milhões de toneladas de produtos frescos, o equivalente a R$ 28,8 bilhões (cerca de US$ 9,6 bilhões).

O Congresso, que ocorre no Royal Palm Plaza Resort Campinas, conta, entre outros, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O tema central do evento, “O meio ambiente e o futuro dos mercados atacadistas”, foi escolhido em virtude dos impactos trazidos na produção de alimentos pelas mudanças climáticas que têm ocorrido no planeta.

“O 29º Congresso da WUWM apresenta uma agenda temática de grande interesse para todos os gestores e operadores de mercados atacadistas de alimentos in natura, além de ser uma grande oportunidade para se trocar experiências inovadoras na gestão e nas operações de entrepostos atacadistas”, afirma Mário Maurici, presidente da ABRACEN e que também responde pela direção da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

PROGRAMAÇÃO – Mais de 300 pessoas participam do evento. Além do Brasil, há delegações de 26 nações: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Chile, China, Colômbia, Honduras, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Índia, México, Itália, Polônia, Reino Unido, Rússia, Turquia, Peru, Nepal, Uruguai, Costa Rica e Sérvia.

Na programação constam uma conferência (Novos cenários para o abastecimento alimentar frente às mudanças climáticas”) e quatro debates temáticos: “Desafios para modernização e construção de novos mercados atacadistas na América Latina”, “Os mercados atacadistas no século XXI – Maior eficiência e especialização dos serviços”, “Integração dos mercados atacadistas com os segmentos de produção e de varejo” e “Mercados varejistas tradicionais e os novos modelos para distribuição varejista de alimentos – Agregação de valores aos produtos e a influência das campanhas promocionais para aumento do consumo”. Todas essas discussões, que contam com a participação de especialistas e gestores estrangeiros, ocorrem no dia 24/9 (quinta-feira).

O Congresso serve também para a realização da reunião anual dos membros, das seções regionais e da direção da WUWM. Haverá o Encontro de Negócios, no dia 25/9 (sexta-feira), voltado a promover novas parcerias, em nível nacional e internacional, entre empresas e entidades do setor de abastecimento.

Estão previstas ainda visitas técnicas à CEASA Campinas (25/9), ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da CEAGESP e ao Mercado Municipal de São Paulo (os dois em 26/9), além de uma exposição de produtos tradicionalmente comercializados nos entrepostos atacadistas brasileiros.

SOBRE A WUWM – A União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM) é uma associação sem fins lucrativos que envolve todos os campos e atividades relacionadas à promoção, desenvolvimento e intercâmbio de conhecimentos e informações sobre mercados de alimentos por atacado. A entidade reúne, atualmente, cerca de 200 membros em 45 países.

SERVIÇO
29º
Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM)
De 23 a 26/9 (quarta-feira a sábado), no Royal Palm Plaza, Campinas/SP
Mais informações e a programação completa no site específico do evento




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2015 o Mês de:

Veja também o Ano de: