27/9/201609:11:50
A couve-flor é uma das hortaliças mais bonitas que se vê nas feiras e supermercados. Prima do brócolis e da couve, ela tem uma cabeça branquinha e rodeada de folhas verdes, lembra um buquê de flor. Tanta formosura pode esconder os inúmeros benefícios que ela traz para a nossa saúde, como suas propriedades anticancerígenas, antienvelhecimento, que ainda fortalecem músculos, ossos, dentição e tecidos, e dão ainda uma turbinada no cérebro, deixando-o mais ágil e com a memória em dia.
Apesar de ser encontrada o ano todo, os meses mais fortes de colheita vai de agosto a outubro. No Brasil, o tipo mais cultivado de couve-flor é a Brassica oleracea, da mesma espécie que a couve e o repolho, cuja diferença está na produção de uma cabeça maior com botões florais mal desenvolvidos. A variedade de botões florais brancos são as mais comuns, mas há as de cor laranja, roxa e verdes, incluindo os chamados brócolis-romanescos, que são realmente couves-flores e não brócolis.
Todas, de modo geral, trazem as mesmas propriedades benéficas à saúde, as quais incluem o alívio da indigestão, diabetes, colite, degeneração macular, obesidade e hipertensão. Suas propriedades antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir possíveis riscos de acidentes vasculares, além de combater vários tipos de câncer, doenças neurodegenerativas e cardíacas. Ajuda ainda na manutenção dos ossos, cérebro e saúde celular, retarda o envelhecimento, repara o DNA, protege de Alzheimer, previne crises de epilepsia e a calvície (alopecia).
No ranking da CEAGESP de 2015 no volume de entrada por toneladas, a couve-flor estava na sétima posição, com cerca de 9 mil toneladas. De janeiro a agosto de 2016, já deram entrada 5.712 toneladas do produto. As principais cidades produtoras são as paulistas Pedra Bela, Socorro, Ibiúna, Bragança Paulista, Tuiuti e Porto Feliz. No dia 26/9, o preço médio no atacado era de R$ 1,64/kg.
Versátil na cozinha, a couve-flor pode ser comida frita, cozida, assada ou mesmo como ingrediente de massas para pizza, tortas e massas em geral. A melhor forma de se consumi-la é cozida no vapor, para manter suas propriedades nutricionais, mas ela vai bem em outros preparos também, como uma sopa, indicada pela equipe de nutrição do Banco CEAGESP de Alimentos.
Mas não é somente a couve-flor que está com o preço em conta essa semana. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!