Siga:

25/10/201610:02:27

Conheça o nabo, a super-hortaliça que ajuda a emagrecer


O nabo é consumido desde a epóca do Império Romano, que foi o grande responsável pela disseminação dessa hortaliça pela Europa e Ásia. Em alguns países asiáticos, ele faz parte da culinária local em pratos que são consumidos diariamente, como no Japão, onde é muito ervido ralado cru como acompanhamento de peixes e carnes, na China como principal ingrediente de um ensopado apimentado que leva ainda carne de porco, ou na Coreia, onde é o utilizado principalmente para o preparo de famosas conservas.

Rico em fibras que ajudam no trato intestinal e no bom funcionamento do aparelho digestivo, é formado por quase 90% de água e possui poucas calorias (apenas 325 kcal/100 gr), o que o torna indicado para dietas de restrição calórica. É uma hortaliça da família da couve e primo do brócolis. Suas propriedades ajudam o organismo a eliminar as toxinas do corpo e isso inibe o crescimento de tumores, sendo considerado um alimento que combate vários tipos de câncer.

É um alimento muito versátil, em que se aproveita tudo, do talo às folhas, da casca ao miolo. Embora não seja muito popular por aqui, em algumas regiões do mundo o nabo é usado para fazer um pudim doce, principalmente na Ásia. No Brasil, a forma mais usual de se consumir esta hortaliça é em saladas cruas, mas vai muito bem também em sopas e em outros pratos quentes, como a receita de nabo ao forno, escolhida pela equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos.

Com boa oferta no ano todo, nos últimos 12 meses registrou-se a entrada de cerca de 1,5 mil toneladas de nabo na CEAGESP, provenientes principalmente das cidades paulistas de Embu Guaçu (600 ton), Piedade (523 ton), Ibiúna (159 ton), Vargem Grande Paulista (100 ton), Guarulhos (75 ton) e Mogi das Cruzes (40 ton). No dia 24/10, o produto estava sendo comercializado ao preço médio no atacado de R$4,42 por maço.

Esta semana, o nabo e vários outros produtos estão com o preço em conta na venda no atacado na CEAGESP. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos. Veja ainda a receita indicada pelo Banco CEAGESP de Alimentos de uma canjiquinha especial que leva a abobrinha brasileira como ingrediente.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: