Siga:

15/5/201805:11:07

Conheça os benefícios da abóbora paulista, o produto da semana (15/5)


O frio está demorando a chegar este ano, não é verdade? O que pode ser motivo de insatisfação para muitos, para outros é uma ótima oportunidade de testar coisas novas antes das temperaturas caírem mais, principalmente para provar aquele visual novo ou mesmo uma receita nova, antes de mostrar a novidade para os amigos e familiares. No caso das delícias culinárias da estação, não há prato mais saboroso que um prato de sopa, bem quentinha e com ingredientes gostosos e nutritivos, não é verdade?

E não há item mais perfeito para ser usado em um ensopado que a abóbora paulista, o produto indicado desta semana que, ao lado de outras frutas, legumes e verduras sazonais, podem fazer a festa na cozinha! Se levarmos em conta então os benefícios que as abóboras em geral trazem ao nosso organismo, aí então que elas não sairão mais da sua lista de compras!

A abóbora é o tipo de legume que pode ter quase tudo aproveitado para consumo, desde a casca até as sementes – ricas em ferro, também podem ser torradas e consumidas como aperitivo -, e tem gente que utiliza até suas flores e folhas para frituras e receitas mais requintadas.

Originária das Américas, ela logo ganhou o mundo pelas mãos dos portugueses, que a comercializavam em suas rotas de comércio da Europa, África e Ásia desde o século 16. Por ser muito versátil, a abóbora pode ser consumida de diversas formas como ingrediente em saladas, pratos quentes, refogados, sopas, pães, bolos, doces, etc.

A abóbora paulista, de formato comprido, pode ser usada em refogados, sopas e doces. É a mais fácil de descascar, porque sua casca é bem mole, se comparada como as outras variedades, como a cabochá ou mesmo a moranga.

BENEFÍCIOS

O consumo de abóboras pode diminuir o nível de colesterol no organismo. Por ser baixa em caloria, também é indicada para quem faz restrição de calorias, pois possui apenas 25 calorias por 100 gramas de consumo. É rica em carboidratos e fibras alimentares, sendo uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais, como o ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco.

Seus benefícios não param por ai. As abóboras apresentam baixo índice glicêmico, auxiliam na produção de insulina e curam os tecidos pancreáticos o que pode beneficiar pessoas que sofrem de diabetes. Também possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer da mama, do colo do útero, de pulmão, do cólon e cancro da pele, pois são ricos em antioxidantes, especialmente os carotenoides, que ajudam no combate ao metabolismo das células cancerígenas.

A abóbora paulista pode ser encontrada praticamente o ano todo, mas os meses mais fortes vão de março a agosto. Em 2017, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) cerca de 2.240 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades paulistas de Piacatu, Rinópolis, Gabriel Monteiro, Tupã e a paranaense Tijucas do Sul. No dia 14 de maio, o preço médio comercializado no atacado dentro do ETSP foi de R$ 1,35/kg.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: