Siga:

18/10/201610:10:16

Conheça os benefícios da abobrinha brasileira


A abobrinha brasileira é o produto indicado da semana. Pertence ao gênero das abóboras e à família das cucurbitáceas. Apesar de considerada e consumida como legume, botanicamente é uma fruta, assim como a melancia, o melão e o pepino. Originária do continente americano do Peru até o sul dos Estados Unidos, atualmente ela é consumida no mundo todo, tendo sido bem aceita tanto na culinária ocidental como oriental por sua versatilidade de preparo.

Além da abobrinha brasileira, que tem um formato mais curvilíneo com um pescoço reto e casca manchada em tons de verde e amarelo, outra variedade bastante consumida também é a abobrinha italiana, mais reta e de casca mais escura. Ambas atingem no máximo 20 cm de comprimento, sendo que as mais saborosas e suculentas são as menores de tamanho mais regular.

Rica em vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), do complexo B essenciais para o bom funcionamento dos sistemas neurológico, circulatório e imunológico), e C (previne problemas que são causados pela falta dele, como escorbuto, esclerose e aparecimento de hematomas), é um poderoso anti-inflamatório e possui propriedades que ajudam a combater a hipertensão, a proteger o coração e ainda a combater alguns tipos de câncer, como o de próstata, além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

Com boa oferta no ano todo, nos últimos 12 meses registrou-se a entrada de cerca de 6,9 mil toneladas de abobrinhas brasileiras na CEAGESP, provenientes principalmente das cidades paulistas de Piedade (867 ton) Ribeirão Branco (656 ton), São Miguel Arcanjo (525 ton), Pilar do Sul (365 ton), Capão Bonito (345 ton), Porto feliz (289 ton) e Pedra Bela (242 ton). No dia 17/10, o produto estava sendo comercializado ao preço médio no atacado de R$1,23/kg.

Esta semana, a batata e vários outros produtos estão com o preço em conta na venda no atacado na CEAGESP. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos. Veja ainda a receita indicada pelo Banco CEAGESP de Alimentos de uma canjiquinha especial que leva a abobrinha brasileira como ingrediente.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: