16/10/201810:09:35
Originária das Américas – mais precisamente do Peru e sul dos Estados Unidos -, a abobrinha pode ser encontrada nas cores, verde, verde-amarela e amarela, sendo que o seu formato é que vai definir seu nome: a italiana lembra muito o pepino caipira, grosso e sem curvas, enquanto que a abobrinha brasileira tem uma forma abaulada no final, lembrando as curvas de uma mulher brasileira – daí vem a sua diferenciação na nomenclatura!
Apesar de a conhecermos como um legume, na verdade as abobrinhas são primas da melancia, do melão e do pepino. Colhidas normalmente quando atingem cerca de 15 cm, elas podem atingir até incríveis três metros, e independentemente de sua cor ou formato, suas propriedades são muito semelhantes, sendo muito indicadas para quem está fazendo dieta ou quer prevenir o surgimento de uma série de doenças, como diabetes e câncer de próstata.
Cada 100 gramas trazem apenas 20 calorias, e suas fibras tanto ajudam a dar a sensação de saciedade, como colaboram para o funcionamento do trato intestinal. Além disso, é um alimento rico em é uma fonte rica em vitamina C, vitaminas do complexo B (muito importantes para os sistemas neurológico, circulatório e imunológico), vitamina A (boa para a visão, pele, auxilia no crescimento e evita infecções), além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, além de antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e livram ao organismo de radicais livres.
Suas propriedades e benefícios à saúde não param por aí não! Veja mais:
Na hora de comprar, dê preferência para as abobrinhas mais firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo. Evita as que apresentem rachaduras ou tragam marcas de picadas de insetos. Quando for preparar, evite descascar a abobrinha. No máximo raspe a casca com uma faca. Se houver pequenos ferimentos na casca, sem apodrecimento, basta remover a parte ferida com faca e utilizar o restante. Para cozinhar também não preciso colocar água, pois ela é bastante aquosa e vai liberando líquidos ao longo do cozimento.
Com boa oferta o ano todo, em 2017 deram entrada cerca de 37.429 toneladas de abobrinha italiana no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), vindos principalmente das cidades de Piedade (SP), Santa Rita de Caldas (MG), Caldas (MG), Ibiúna (SP), Ribeirão Branco (SP) e Porto Feliz (SP). No dia 15/10, o produto estava sendo comercializado ao preço médio de R$1,49/kg no atacado do ETSP.
Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!