Siga:

13/8/201908:10:23

Conheça os benefícios da acelga, o produto da semana (13/8)


A acelga é uma hortaliça originária da Europa, onde é cultivada há mais de dois mil anos. Botanicamente, é da mesma família da beterraba, e pode apresentar folhas verdes, brancas, amarelas ou vermelhas, dependendo da sua variedade, e é conhecida por suas propriedades medicinais, como combater o câncer, diminuir o açúcar no sangue, ajudar no bom funcionamento do sistema digestivo e a evitar problemas do sistema nervoso.

É rica em fibras, vitamina A, C, niacina (também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel com importante papel no metabolismo energético celular e na reparação do DNA), vitamina K (essencial para a coagulação sanguínea), além de ser excelente fonte de cálcio, fósforo e ferro. Possui ação desinflamatória e ainda possui antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres do corpo.

No Brasil, a acelga foi introduzida quando a Corte Portuguesa veio se estabelecer no Rio de Janeiro, e com ela várias espécies vegetais foram trazidas para atender o gosto e paladar dos europeus lusitanos, que consumiam muito essa hortaliça principalmente em ensopados e refogados. Depois, com a entrada dos imigrantes japoneses, teve início o cultivo da acelga asiática, que hoje é a variedade mais conhecida e consumida.

Muito versátil e de fácil preparo a acelga pode ser consumida tanto crua como cozida, em saladas, ensopados, como recheio de tortas e em conservas. A mais conhecida atualmente – graças em parte ao fenômeno K-Pop e suas novelas – é o famoso kim’chi, conserva coreana que leva principalmente acelga, pimenta vermelha, sal e frutos do mar.

Encontrado com boa oferta o ano todo, o Entreposto Terminal São Paulo recebeu em 2018 cerca de 9.341 toneladas do produto, vindas principalmente das cidades paulistas de Ibiúna, Piedade, Cotia, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo e Pilar do Sul. No dia 12/8, o produto estava sendo comercializado no atacado a R$ 10,20 o engradado com 12 kg.

Para saber quem comercializa acelga no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog , Twitter e Instagram) da Companhia.

 




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: