5/2/201902:09:16
Originária das Antilhas, América Central e norte da América do Sul, a acerola é uma frutinha pequena de cor vermelha e formato arredondado, com sabor ácido e levemente adocicado, e é considerada uma das campeãs em vitamina C do reino vegetal, trazendo cerca de 1 790 miligramas de vitamina para cada 100 gramas de polpa. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C melhora o sistema imunológico, a pele, o humor, evita problemas oftalmológicos e derrames, conta com forte ação antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
A acerola só perde em quantidade de vitamina C para uma fruta amazônica pouco conhecida, chamada camu camu, que traz 2 880 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de polpa. Para ilustrar quanto seria isso, basta saber que 100 gramas de polpa de laranja possuem apenas 40 mg. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo ideal diário recomendado é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres, o que equivale à ingestão de apenas uma laranja e um morango por dia, ou quatro unidades de acerola.
Essa fruta apresenta, em uma mesma quantidade de polpa, até 100 vezes mais vitamina C que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora. As suas propriedades não param por aí. Além, de vitamina C, a acerola é rica em vitamina A, ácido fólico, riboflavina B2, niacina, fósforo, manganês, magnésio, cálcio, ferro, potássio e cobre. Suas As fibras alimentares ajudam no bom funcionamento do sistema digestório, ajudando a eliminar aquilo que não é bom para o organismo. Seu consumo ainda colabora no controle de açúcar no sangue e a combater alguns tipos de câncer, como o de pulmão.
Uma dado curioso é que o Brasil ocupa a posição de maior produtor, consumidor e exportador mundial de acerola, onde é consumido principalmente para a preparação de sucos, sendo também muito utilizada para a produção de sorvetes, balas, cápsulas de vitamina C pura, creme gelado, geleia, compota, néctar e conserva. Com poucas calorias (100 gramas do produto trazem apenas 60 calorias), ainda tem como propriedades benéficas à saúde:
Encontrado com maior volume entre os meses de outubro a março, no ano de 2018, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 3710 toneladas de acerola, provenientes principalmente das cidades paulistas de Irapuru, Mirandópolis, Pacaembu, Campinas, Dracena e Junqueirópolis. No dia 4/2, a fruta estava sendo comercializada no atacado dentro do ETSP a R$ 8,78/kg.
Para saber quem comercializa acerola no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp
Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!