Siga:

1/12/202012:12:51

Conheça os benefícios da berinjela, o produto da semana (1/12)


Originária da Índia e cultivada há mais de 4 mil anos, a berinjela é uma daquelas palavras que aceita duas grafias: tanto faz escrever bom G (beringela) ou J (berinjela), que ambas são aceitas no idioma português. Antigamente, esse legume era usada como planta ornamental, mas depois que foi levada ao Ocidente no tempo das caravelas, ela entrou no cardápio e no gosto popular de várias cozinhas, como a grega, a italiana, a portuguesa, por exemplo. Nos países da Ásia, onde ela é muito consumida por vegetarianos por sua textura suculenta e firme, que lembra um pouco um pedaço de bife.

Preparos culinários à parte, o certo é que a berinjela traz diversos benefícios à saúde, sendo um dos mais conhecidos o fato de ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue, ajudar a emagrecer e limpar o intestino. Mas não para por aí: ela é rica em vitaminas do complexo B, tais como a B1, B3 e B6, substâncias responsáveis pela manutenção do sistema nervoso central, possui poderosos antioxidantes, traz muitos sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e suas fibras auxiliam o intestino a funcionar melhor. De quebra, previne anemia, alguns tipos de câncer e o surgimento de diabetes. Cada 100 gramas possuem apenas 20 calorias, o que a torna um excelente alimento parta quem está de dieta e quer perder peso.

Com boa oferta o ano todo, em 2019 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 28.906 toneladas de berinjela, provenientes principalmente de Elias Fausto/SP (8.049 toneladas), Mogi Guaçu/SP (3.899 toneladas), Pouso Alegre/MG (2.911 toneladas), Monte Mor/SP (1.472 toneladas), Itatiba/SP (1.388 toneladas) e Mogi Mirim/SP (1.016toneladas). No dia 30/11, ela estava sendo comercializada em média no atacado por R$ 1,42/kg.

Para saber quem comercializa berinjela no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: