Siga:

27/10/202010:09:32

Conheça os benefícios da cenoura, o produto da semana (27/10)


A cenoura é consumida pelos homens há mais de dois mil anos, e sua origem remonta ao Afeganistão, de onde saiu para ser consumido na Europa, e em seguida levada para o resto do mundo pelos navegadores, como os portugueses e espanhóis. Apesar de sua variedade mais conhecida ser a de cor laranja, esse vegetal poder ser encontrado nas cores púrpura, vermelha branca e amarela, e em fomatos que vão do mais longo e pesado (como as cenouras de quase 2 kg encontrados na Nova Zelândia), às mini cenouras, muito usadas na culinária mais chiques.

Fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, a cenoura é rica em vitaminas A (ajuda na saúde dos olhos e pele), C (poderoso antioxidante que ajuda a eliminar as toxinas do organismo) , K (primordial para a coagulação dos ossos e formação dos ossos), B8 (melhora o funcionamento do fígado), ácido pantotênico (benéfica no tratamento de perturbações mentais graves, como o estresse e ansiedade crônica), ácido fólico (importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso), potássio (ajuda a controlar a quantidade de sal no organismo), ferro (produção de sangue), cobre (produção de glóbulos vermelhos, produção de colágeno na pele e para a saúde óssea, além de ser ativador do sistema imunológico) e manganês (essencial para a produção de tiroxina e para a boa saúde e funcionamento da tireoide).

A cenoura pode ser consumida crua (ralada ou em palitinhos), cozida (o ideal é no vapor), assada ou frita, e não deve ser descascada, pois muitos dos seus nutrientes encontram-se próximos à casca. O ideal é somente lavar e raspar com uma faca. As suas folhas também podem ser comidas na forma de saladas, para fazer uma fritada (experimente como tempurá fica uma delícia!), e como cama de legumes na hora de assar carnes no forno. Na hora de comprar, escolha as mais firmes e se manchas na casca. Se for comer as folhas, não esqueça de deixar de molho por 15 minutos em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de água sanitária, para eliminar bichinhos e agrotóxicos. Depois escorra bem e prepare como quiser.

Com boa oferta o ano todo, em 2019 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 79.213 toneladas de cenoura, provenientes principalmente de Piedade/SP (53.494 toneladas), Santa Juliana/MG (7.883 toneladas), Uberaba/MG (3.835 toneladas), São José do Rio Pardo/SP (2.843 toneladas), Cristalina/GO (2.138 toneladas) e Guarulhos/SP (1.706toneladas). No dia 26/10, ela estava sendo comercializada em média no atacado por R$ 1,53/kg.

Para saber quem comercializa cenoura no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2020 o Mês de:

Veja também o Ano de: