Siga:

1/10/201910:09:26

Conheça os benefícios da cenoura, o produto destaque da semana (1/10)


Desde pequeno ouvimos as nossas mães e avós dizerem que comer cenoura faz bem para os olhos, em outro momento fomos crescendo ouvindo que ajuda a bronzear melhor, e depois de grande ficamos sabendo que ajuda a emagrecer… tudo verdade! Só que os seus benefícios vão mais além!

O benefícios obtidos pelo consumo desse legume já é conhecido há mais de três mil anos pela humanidade, que no início apresentava variedades de cor roxa, branca ou amarela – existentes ainda hoje. Foi só no século 16 que vimos surgir a cenoura na cor atual, um cruzamento de variedades diferentes feito pelo agricultores holandeses até chegar no atual laranja, a cor da família real da Holanda.

Desde a época dos egípcios e romanos, as pessoas já sabiam que comer cenouras ajudava no trato intestinal, a cuidar da visão e da pele, além de ser considerada uma raiz medicinal que – servida em sopas –  ajudava os doentes a se recuperarem mais rápido. Com o avanço da ciência, sabe-se que esse legume é rico em vitaminas e minerais, especialmente ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de ser um poderoso antioxidante e possuir poucas calorias: uma xícara cheia tem apenas 35 calorias.

Ele é tão poderoso, que consumir 100 gramas de cenoura já suprem as necessidades diárias de um adulto de vitamina A – benéfica principalmente para a saúde dos olhos. Ao colocar esse legume na nossa dieta também ajuda-se a:

  • Controlar o nível de açúcar no sangue e ajudar no controle do índice glicêmico
  • Baixar o colesterol e assim combater doenças cardíacas
  • Baixar a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares
  • Prevenir o surgimento de câncer, principalmente o do pulmão
  • Prevenir doenças oculares como a cegueira noturna, que surge na velhice
  • Agir como laxante, pois possui qualidades antissépticas que ajudam a melhorar a saúde gastrointestinal
  • Melhorar a função cognitiva do cérebro, na memória e demência relacionados à idade.

Com produção mais estável registrada durante os meses de setembro a fevereiro, em 2018 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 78.448 toneladas de cenoura, provenientes principalmente das cidades de Piedade (SP), Santa Juliana (MG), Guarulhos (SP), Perdizes (MG), Uberaba (MG) e Pedrinópolis (MG). No dia 30/9, o produto estava sendo comercializado no atacado do ETSP ao preço médio de R$ 1,46/kg.

Para saber quem comercializa cenoura no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog, Twitter e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: