Siga:

22/5/201805:10:11

Conheça os benefícios do agrião, o produto destaque da semana (22/5)


Tem muita gente que torce o nariz para o agrião por conta do seu sabor picante e amargo, especialmente as crianças. Mas se todos soubessem dos benefício que esta hortaliça traz para a saúde, com certeza a incluiriam na dieta diária mais vezes.

Conhecida desde o tempo dos faraós, o agrião é originário da Ásia e Europa e prefere zonas úmidas para melhor se desenvolver. Os antigos já o utilizavam para aumentar imunidade, ajuda a combater infecções e a fadiga e por facilitar o processo digestivo.

É rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Além disso, pesquisas científicas já comprovaram que o consumo de vegetais como a couve-flor, repolho, brócolis e agrião ajudam a reduzir o risco de se desenvolver vários tipos de câncer, como o câncer de mama, próstata, esôfago e pâncreas.

Veja alguns benefícios que o consumo do agrião traz à saúde:

1 – Reduz a pressão arterial devido à boa concentração de potássio, cálcio e magnésio.

2 – Mantém ossos e músculos saudáveis pela presença da vitamina K, que facilita a absorção do cálcio no organismo.

3 – Previne o diabetes, pois ajuda a diminuir o nível de glicose no sangue.

4 – Auxilia no emagrecimento: em duas xícaras são encontradas apenas 7 kcal. Além disso, suas fibras dão a sensação de saciedade.

5 – Ameniza os problemas respiratórios: suas propriedades anti-inflamatórias e a presença de antioxidantes diminui os sintomas da asma, rinite alérgica, bronquite e sinusite e ajuda a prevenir gripes e resfriados.

6 – Indicado para as mulheres durante a etapa da gravidez, pois contém ácido fólico, elemento necessário antes e durante a gravidez; além de ser muito mais saudável que os suplementos vitamínicos.

7 – Seus nutrientes aumentam a disposição e permitem a prática de exercícios por mais tempo. Ainda colabora na restauração dos níveis de energia e proporciona alívio ao corpo após exercícios extenuantes.

A melhor forma de tirar proveito de todos os benefícios do agrião é consumi-lo ao natural na forma de saladas ou como recheio de sanduíches, ou mesmo em sucos de frutas. Ao ser usado em sopas e cozidos, perdem-se muitas de suas propriedades, então prefira come-lo cru mesmo. Na hora de comprar, prefira o maço que tiver folhas verdes, brilhantes, firmes, limpas e sem picadas de insetos. A melhor forma de conserva-lo por mais tempo é na geladeira, embrulhado em saco plástico transparente. Assim ele dura por cinco a sete dias.

O agrião tem boa oferta o ano todo no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), onde em 2017 foram comercializadas cerca de 2.486 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades paulistas de Mogi das Cruzes, Ibiúna, Piedade, Biritiba Mirim, Cotia e Embu Guaçu. No dia 21 de maio, o maço estava sendo comercializado no atacado a um preço médio de R$ 1,27.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: