Siga:

10/9/201909:09:14

Conheça os benefícios do coco verde, o produto da semana (10/9)


Não tem quem não goste de se refrescar com um delicioso copo de água de coco bem gelada quando se está com calor! Além de ser uma bebida 100% natural, estudos têm demonstrado que o consumo de coco verde e seus derivados pode reduzir o risco de ataques cardíacos, menor pressão arterial e hipertensão, além de ajudar a reidratar o organismo e repor as necessidades diárias de potássio, possuir muitas fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e reduzir o açúcar no sangue e prevenir a ocorrência de coágulos de sangue.

As vantagens de se consumir coco não param por aí:

  • melhora o metabolismo,
  • ajuda a emagrecer,
  • auxilia a digestão,
  • trata infecções na pele,
  • alivia câimbras musculares,
  • fortalece os ossos,
  • previne pedras nos rins,
  • reduz sinais de envelhecimento

O que poucos sabem é que nome desse fruto proveniente de uma palmeira recebeu este nome graças aos portugueses, que a trouxeram das ilhas tropicais do Pacífico para regiões com clima tropical e semitropical, onde a planta se adaptou muito bem, tornando-se uma das principais culturas agrícolas em países como a Tailândia, Brasil e Cuba.

No Brasil, o coco foi introduzido no século 16, principalmente no litoral nordestino, onde está concentrada a produção brasileira. Além da água, do coco se aproveita praticamente quase tudo: a sua polpa é comestível e muito utilizada na culinária, assim como o leite, o óleo de coco e compostos aromáticos, muito usado na indústria de alimentos e de cosméticos.

A fibra da sua casca é usada para estofados na indústria moveleira, de automóveis e como base para vasos (em substituição ao xaxim), enquanto a casca é muito utilizada para se fazer utensílios domésticos, artesanato e instrumentos sonoros. A palha das folhas e o tronco seco do coqueiro são usadas na construção de casas e telhados.

Com produção mais estável registrada durante os meses de setembro a março, em 2018 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 51.317 toneladas de coco verde, provenientes principalmente das cidades capixabas de Linhares, São Mateus, Vila Valério e Rio Bananal, da baiana Juazeiro e da pernambucana Petrolina. No dia 9/9, o produto estava sendo comercializado no atacado do ETSP ao preço médio de R$ 1,29/unidade.

Para saber quem comercializa coco verde no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog, Twitter e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: