Siga:

6/3/201803:09:09

Conheça os benefícios do limão taiti, o produto da semana (6/3)


No Brasil são comercializadas principalmente quatro variedades de limão: taiti, cravo, galego e siciliano. Mas você sabia que desses, apenas o siciliano pode ser considerado limão de verdade? Pois é, o galego e o taiti são, na verdade, limas ácidas que são parentes do limão, enquanto o cravo surgiu do cruzamento entre a tangerina e o siciliano. Dentre elas, o taiti é o menos ácido e o mais encontrado no país. É fácil identifica-lo, pois sua casca é fina e possui poucas sementes, com formato mais arredondado. É o tipo mais usado para preparar limonadas e a famosa caipirinha brasileira, por ser bastante suculenta.

Essa variedade leva esse nome porque acredita-se que as primeiras sementes foram levadas para os Estados Unidos provenientes do Tahiti, um conjunto de ilhas na Polinésia Francesa, que fica no oceano Pacífico. No mundo, acredita-se que existam cerca de 100 variedades de limão, e no Brasil ela foi trazida pelos portugueses, que começaram a plantar o limão a princípio no Nordeste, mas logo a cultura se aclimatou bem ao país, e hoje é encontrada em todo o território nacional. O estado de São Paulo é o primeiro produtor nacional, contribuindo com quase 70% do total.

Os benefícios do limão taiti à saúde são vários.  Rico em vitamina A, B1, B2, B5 e C, ainda traz importantes sais minerais ao organismo, como potássio, cálcio, fósforo, sódio e ferro. Tem ação antibactericida, antioxidante, anti-inflamatória, antiviral, ajuda na digestão, combate vermes, ajuda no combate ao estresse, ansiedade e depressão. A ação alcalina da fruta ajuda a controlar azias e a acidez do estômago. Além disso ajuda no bom funcionamento do metabolismo e facilita a perda e manutenção do peso. Contribui ainda a reduzir a pressão arterial, melhora a circulação, ajuda na digestão e previne até alguns tipos de câncer.

Na culinária, é um ingrediente coringa, pois pode ser usando tanto em receitas doces como salgadas, em que se aproveita quase tudo: o sumo entra como condimento no preparo e no saboreio de peixes, frutos do mar e aves; a casca pode ser usada em em pedaços ou em raspas para fazer doces, compotas, pudins, balas, cremes, recheios, caldas, sorvetes, conservas e bebidas em geral.

Apesar de ser encontrado no ano todo, o limão taiti é mais presente nos meses de dezembro a março. Em 2017, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) cerca de 109.647 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades paulistas de Itajobi, Paranapuã, Vista Alegre do Alto, Monte Alto, Pirangi, Cândido Rodrigues e Pindorama. No último dia 5/3, produto estava sendo comercializado no ETSP a R$ 1,97/kg no atacado.

Para mais dicas de alimentação, acesse as mídias sociais da CEAGESP: Facebook, Blog e Instagram.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: