27/11/201811:08:35
Poucos se lembram, mas há algum tempo atrás, o melão amarelo era um produto importado da Europa, caro e pouco acessível para a grande maioria da população. Atualmente, essa fruta originária da Ásia e África é produzido no Nordeste brasileiro – de onde sai 90% da produção nacional -, e passamos de importador para exportador do produto.
Apesar de hoje em dia termos diversas variedades de melão disponíveis no mercado, a mais produzida e difundida no Brasil é o melão amarelo tipo valenciano, de origem espanhola, que tem como característica frutos redondos, casca amarela, polpa espessa e resistente ao transporte e armazenamento.
O melão é constituído de 90% de água, é rico em vitaminas E, A e C além de importantes antioxidantes que ajudam a proteger o organismo contra vários tipos de doenças, desde um simples resfriado até câncer.
É uma das frutas mais ricas em sódio – mineral necessário para funções como a transmissão do impulso nervoso, contração de músculos, absorção de nutrientes pelas células, entre outras funções -, mas também contém o potássio, magnésio e cálcio. Auxilia ainda quer está de dieta, pois 100 gramas fornecem apenas 20 calorias, e suas fibras dão sensação de saciedade, ajudando ainda a melhorar o funcionamento do intestino.
Seus benefícios não param por ai:
Encontrado no ano todo, a sua produção é mais forte nos meses de outubro a dezembro, quando a grande oferta faz com que seu preço caia. EM 2017, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 54.481 toneladas de melão amarelo, provenientes principalmente das cidades de Mossoró (RN), Baraúna (RN), Aracati (CE), Apodi (RN), Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). No dia 26/11, o preço médio de atacado do produto no ETSP foi de R$ 2,09/kg.
Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!