Siga:

8/10/201910:09:27

Conheça os benefícios do nabo, o produto destaque da semana (8/10)


Você come nabo? Se sim, parabéns! Você está incluindo na sua dieta uma fonte muito boa de vitamina A, C, K e do complexo B, antioxidante, minerais (cálcio, cobre, ferro e manganês) e fibras dietéticas, que ajudam a saciar a fome (ideal para quem faz dieta e quer perder peso!) e no bom funcionamento do trato intestinal.

Ainda contribui para se ter uma pele saudável devido à presença de antioxidantes como a vitamina C, a reduzir a pressão arterial por conter potássio, contribui para a saúde dos olhos e hidrata o corpo, pois 94% da sua composição é de água. Também combate o surgimento do doenças cardíacas, na prevenção de defeitos de nascimento e ainda no equilíbrio metabólico do organismo.

Trazido ao Brasil pelos portugueses, essa hortaliça prima do rabanete, couve flor e brócolis é consumida na Europa e Ásia há mais de 4 mil anos, onde era a base da alimentação para muitos povos antes da chegada da batata ao Velho Continente. Desde antigamente, já se conheciam suas propriedades nutricionais e que também beneficiam o corpo como um todo.

Por exemplo, ao usá-la ralada como emplasto contra dores e para friagem, colocar suas folhas na água do banho para esquentar todo o organismo, ou ainda fazer uma espécie de remédio para contra tosse e problemas respiratórios ao se tomar uma espécie de xarope feito com mel e fatias cruas de nabo. Consumir nabo ralado com mel também ajuda a liberar o muco dos pulmões.

Do nabo pode-se aproveitar tudo, da casca às folhas, que podem ser consumidas, cruas, cozidas, fritas ou até mesmo assadas. Para se tirar um pouco do seu amargor natural, uma dica é mergulhar o nabo fatiado em água com algumas gotas de limão ou vinagre, ou colocar um pouco de açúcar no seu cozimento.

Fazer uma salada crua com as cascas do nabo, com molho vinagrete e misturado a outros legumes, como cenoura e brócolis, também é uma ótima opção de consumo. Das folhas – excelentes fontes de vitamina K – dá para se fazer uma fritada ou um tempurá muito gostosos. Na cozinha asiática, ainda é servido pra aguçar o paladar, melhorar a digestão e prevenir contra o câncer.

Com boa oferta o ano todo, em 2018 o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu cerca de 1.152 toneladas de nabo, provenientes principalmente das cidades paulistas de Piedade, Embu Guaçu, Ibiúna, Vargem Grande Paulista e Mogi das Cruzes. No dia 7/10, o produto estava sendo comercializado no atacado do ETSP ao preço médio de R$ 6,93 o maço de 3 kg.

Para saber quem comercializa nabo no Entreposto Terminal São Paulo, acesse o nosso Guia CEAGESP no nosso portal: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog, Twitter e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2019 o Mês de:

Veja também o Ano de: