Siga:

14/11/201811:08:48

Conheça os benefícios do pepino japonês, o produto da semana (14/11)


O pepino japonês possui ação antioxidante e anti-inflamatória devidos aos seus flavonoides, que auxiliam na eliminação de radicais livres, além de ser diurético, ajudar a reduzir a pressão arterial, combater alguns tipos de câncer, como o de mamam, útero, ovário e próstata devido à presença de dois fitonutrientes (ligninas e triterpenoides), e de quebra colabora para quem quer perder peso, por ser rico em água e pobre em calorias (100 gramas fornecem apenas 9,5 kcal).

Essa variedade de pepino foi introduzida pelos japoneses no Brasil e é largamente consumida na Ásia. Com o advento do consumo de comida japonesa no mundo, o seu consumo também aumentou consideravelmente no mundo todo. A saúde de modo geral agradece, pois esse legume tem várias propriedades que são muito benéficas e colaboram para a manutenção da boa saúde e do bem estar.

Atualmente no mercado brasileiro são comercializados três tipos de pepino para o consumidor final: o caipira, o comum e o japonês. Podem ser ainda encontrados na CEAGESP o tipo holandês e de conserva, que são mais vendidos para a indústria de alimentos, por serem menores e mais finos.

O que vai diferenciar basicamente cada um deles é o tamanho e o calibre. O caipira é o mais grosso deles, tem casca verde clara – muitas vezes mais puxado para o amarelado – e sementes maiores. O comum tem calibre médio e casca verde escura. Já o japonês – que está em destaque esta semana – é o mais fino e comprido de todos, tem casca verde escura, poucas sementes e sabor mais suave.

Com maior presença entre os meses de outubro a dezembro, o pepino japonês que é comercializado no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) vem principalmente das cidades paulistas de São Miguel Arcanjo, Itaporanga, Óleo, São Pedro do Turvo, Itapetininga e Pirajuí. Em 2017, deram entrada no ETSP cerca de 24.695 toneladas do produto, que estava sendo comercializado no dia 13/11 no atacado ao preço médio de R$ 1,63/kg.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: