Siga:

14/8/201808:10:23

Conheça os benefícios do repolho roxo, o produto da semana (14/8)


Acredita-se que o repolho tenha surgido na região do mar Mediterrâneo por volta do ano 100 d.C., e que os antigos romanos e egípcios já a consideravam uma iguaria fina e com vários benefícios à saúde. O repolho roxo é do grupo Capitata Rubra, da família das Brassicaceae ou crucíferas, e sua coloração pode mudar de acordo com o tipo de solo onde é cultivada. Possui 10 vezes mais vitamina A (bom para os olhos) e o dobro de ferro que o repolho verde, e seu suco pode ser usado como medidor doméstico de pH, ficando vermelho em contato com soluções ácidas, e verde/amarelo com soluções básicas.

Além da vitamina A e do ferro, o repolho roxo oferece boas doses de vitaminas C, E e K e as do complexo B, além de cálcio, magnésio, manganês e potássio e ainda ácido fólico, riboflavina e tiamina (poderosos antioxidantes) e alto teor de fibras. Possui propriedades e imunoestimulante, deixando o sistema imunológico mais resistente a doenças e inflamações. Além disso, contribui para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, para a saúde da pele e ossos, e de quebra combate o envelhecimento precoce, o aparecimento de úlceras e ainda previne de doenças degenerativas e alguns tipos de câncer.

Seu consumo ainda traz outros benefícios, tais como:

  • Ajuda a emagrecer (100 gramas possuem apenas 103kcal, e suas fibras causam sensação de saciedade).
  • É bom para o coração devido às suas fibras, potássio (tem ação vasodilatadora) e antocianinas, que é importante na prevenção da degeneração das células humanas e proteção do sistema vascular desse órgão.
  • Previne o Alzheimer devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina K, que atua na síntese de lipídeos que constituem a bainha de mielina (envoltório que protege os neurônios).
  • Fortalece os ossos devido à presença de cálcio e fósforo (minerais básicos da matriz óssea), magnésio (responsável pela fixação do cálcio nos ossos e conversão da vitamina D em sua forma ativa) e vitamina K (ajuda na formação óssea).
  • Combate a inflamação e a artrite devido à presença de fitonutrientes, que são substâncias bioativas vindas do grupo dos vegetais.

O repolho roxo tem boa oferta o ano todo, e o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu em 2017 cerca de 5.748 toneladas do produto, provenientes principalmente dos municípios paulistas de Ibiúna (2.210 ton), Piedade (710 ton), Cotia (708 ton), Pedra Bela (484 ton), Pilar do Sul (254 ton) e a paranaense São José dos Pinhais (219 ton). No dia 13/8, estava sendo comercializado no ETSP no atacado a um preço médio de R$ 1,99 a unidade.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: