Siga:

4/12/201812:11:05

Conheça sete motivos para comer repolho roxo, o produto da semana (4/12)


Existem basicamente dois tipos de repolho à venda no mercado brasileiro, o roxo e o branco, A diferença entre eles está na presença de antocianina, um pigmento natural que tem propriedades antioxidantes, além de muita vitamina C e E. Cultivado pelos egípcios há pelo menos dois mil anos, essa hortaliça foi logo levada para a Europa e Ásia, e em muitos países entra como ingrediente principal de vários pratos do dia a dia, como o nosso tradicional arroz com feijão.

Na Rússia, entra no preparo de ensopados, saladas, sucos e até sobremesas. Na Ásia, é comumente servida para acompanhar pratos com frituras, pois suas fibras ajudam a eliminar o excesso de gorduras ingeridas. Em algumas regiões dos Estados Unidos, não há churrasco sem uma salada de maionese feita com folhas de repolho cortadas, e no Oriente Médio é usado para enrolar alimentos e comer como se fossem charutinhos.

Razões para esse amor todo pelo repolho roxo é que não faltam, pois é rico em vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes, que ajudam a eliminar toxinas do organismo e a fortalecer vários órgãos do corpo, entre outros benefícios, como por exemplo:

  1. Faz bem para os olhos: possui grande quantidade de zeaxantina e luteína, que funcionam como filtros solares naturais que impedem a passagem de raios UV para a retina.
  2. Ajuda na digestão: aumenta a produção de bile, contribuindo ainda nos casos de prisão de ventre para prevenir úlceras no estômago.
  3. Melhora a saúde do coração e contribui para reduzir os níveis de colesterol.
  4. É um anti-idade natural: o suco de repolho roxo contém altos níveis de antioxidantes e fitoquímicos, além de vitaminas C, E e A, que ajudam a manter a pele hidratada, macia, suave e com o seu brilho natural.
  5. Possui propriedades que combatem doenças como a malária, ajuda a controlar o diabetes e é um analgésico natural.
  6. Fortalece os ossos, graças ao alto teor de vitamina K, potássio e cálcio.
  7. Previne as doenças provenientes de distúrbios da tireoide, como hiper e hipotireoidismo e até câncer.

O repolho roxo tem boa oferta o ano todo, e o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu em 2017 cerca de 5.748 toneladas do produto, provenientes principalmente dos municípios paulistas de Ibiúna (2.210 ton), Piedade (710 ton), Cotia (708 ton), Pedra Bela (484 ton), Pilar do Sul (254 ton) e a paranaense São José dos Pinhais (219 ton). No dia 3/12, estava sendo comercializado no ETSP no atacado a um preço médio de R$ 19,25 o engradado com 25kg.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2018 o Mês de:

Veja também o Ano de: