4/12/202312:09:36
A CEAGESP recebeu visita de membros dos sete países integrantes do COSAVE (Comitê de Sanidade Vegetal), na sexta-Feira, 01/12. Além de autoridades brasileiras, vieram ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) representantes de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai para conhecer a central de abastecimento e os processos de distribuição.
Edilene Cambraia Soares, diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), falou sobre a importância do evento. “Essa é uma iniciativa conjunta com o setor frutícola dos países integrantes do COSAVE para promover e trabalhar juntos no controle a doenças e pragas de plantas”.
Os visitantes caminharam pelo Entreposto e conheceram comerciantes importadores e exportadores na CEAGESP, como contou Marta Betancur, integrante da União de Produtores e Exportadores do Uruguai (Upefruy). “Estamos em São Paulo numa reunião público-privada para avançar no que se refere à facilitação do comércio intra e extrarregional. Estar aqui é importante porque, no que se refere ao mercado de cítricos, por exemplo, o Brasil é segundo país que mais importa os nossos produtos”.
A ideia principal do evento foi trazer à CEAGESP entes privados e autoridades fitossanitárias dos países membros do COSAVE, que buscaram conhecer os processos de produção e distribuição das nações integrantes, como explica Ignacio Franco, chefe nacional de sanidade vegetal da Bolívia. “Esse evento nos permite ter uma interação e conhecer mais de perto o setor de produção de hortifrutigranjeiros para identificar linhas de ação que nos permitam trabalhar de maneira conjunta”.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!