10/7/202507:04:46

Apresentando o menor preço dos últimos 12 meses no atacado da CEAGESP, a batata lavada (Solanum tuberosum L.), também conhecida como batata inglesa, foi cotada pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) na última segunda-feira, 07/07, a R$2,17/kg. Isso representa uma redução média mensal de 37,5% e, na comparação anual, a queda foi de 64,3%, quando o produto foi cotado a R$6,08/kg no mesmo período do ano passado.
Tubérculo nativo da Cordilheira dos Andes na região onde hoje se localizam o Peru, Bolívia e Chile, há registros de seu cultivo há mais de 7 mil anos. Foi introduzida na Europa no século XVI, após sofrer uma migração forçada, impulsionada pela invasão e incêndio dos ingleses a colônias sul-americanas de domínio irlandes, episódio que mais tarde ficou conhecido como Revolução Verde. Possui um formato oval, com casca lisa e polpa de cor amarelada, além de boa resistência a pisoteamentos e geadas.
A denominação “batata lavada” indica que o tubérculo passou por um processo de lavagem para tirar a terra residual. Nessa categorização, a variedade Ágata é a predominante do mercado.
Rica em carboidratos, ajuda a melhorar a disposição para o dia a dia, sendo também uma excelente fonte de nutrientes, como vitaminas C e do complexo B, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde intestinal. Contém minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio, essenciais no controle da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares.
Um dos acompanhamentos mais tradicionais da culinária brasileira, a batata lavada pode ser consumida de diversas formas, destacando-se receitas populares como o purê de batata, ensopados e sopas, que destacam sua textura e sabor, além de preservarem ao máximo os benefícios nutricionais do produto.
Com o período de maior sazonalidade sendo o mês de dezembro, no ano de 2024 o Entreposto Terminal São Paulo comercializou 201.272,23 toneladas de batata lavada, com os estados de São Paulo (29,7%), Paraná (26,0%) e Minas Gerais (21,5%) sendo seus principais originários.
MUNICÍPIOS QUE MAIS COMERCIALIZAM BATATA LAVADA NA CEAGESP
| Posição | Município | Estado | Toneladas | Participação sobre o total |
| 1 | Guarapuava | PR | 12.343.15 | 6,1% |
| 2 | São José dos Ausentes | RS | 9.579,78 | 4,8% |
| 3 | Pinhão | PR | 9.338,83 | 4,6% |
| 4 | Sacramento | MG | 7.882,38 | 3,9% |
| 5 | São Francisco de Paula | RS | 7.736,53 | 3,8% |
| 6 | Bom Jesus | RS | 7.554,45 | 3,7% |
Para fazer bons negócios, consulte os comerciantes de batata lavada no Guia CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!