25/8/202108:12:49
A couve-flor tem origem asiática e foi levada para a Europa no século XVI. Hoje é cultivada no Brasil e em outras partes do mundo. Em 2020, na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), foram recebidas 7.493 toneladas de couve-flor. O período mais forte de produção vai dos meses de abril a dezembro.
No Brasil predomina a produção de couve-flor da cor branca. Mas existem outras variedades nas cores roxa, verde e laranja. É uma hortaliça da família Brassicácea e com nome científico Brassica oleracea. Trata-se de uma hortaliça inflorescência, ou seja, formada por um conjunto de flores assim como o brócolis.
Dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP indicam quais foram os seis municípios que mais enviaram couves-flores ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), no ano passado:
Ainda segundo a SEDES/CEAGESP, o preço médio do quilo da couve-flor nesta semana (23/08) foi de R$ 2,32 no atacado.
Dicas para compra e consumo
De acordo com o projeto Hortiescolha, desenvolvido pela Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP, o consumidor deve dar preferência às couves-flores com cabeças compactas e sem manchas escuras.
A couve-flor pode ser consumida crua, branqueada ou cozida no vapor, cozida em água, assada, grelhada ou frita.
Ainda segundo o Hortiescolha, os temperos que combinam com a couve-flor são cebolinha, páprica, cravo da índia, noz moscada e cebola.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!