15/9/202109:01:04
Originária da região compreendida por Mar Mediterrâneo, Ásia Menor e costa ocidental europeia, a couve (Brassica oleracea) tem registros de seu consumo ainda na época da Grécia Antiga, no século IV a.C. No Brasil, a variedade manteiga (B. oleracea var. acephala) está entre as mais comuns, dividindo a preferência com a manteiguinha e a tronchuda.
Consumida crua, mas também podendo ser refogada, como em uma feijoada, a couve manteiga também pode ser usada em sucos, sopas e compondo uma farofa. Seu destaque maior está na quantidade de fibras, que ajudam no funcionamento intestinal, além de vitamina C.
Das 8.045 toneladas do produto entregues no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) no ano passado, Ibiúna (SP) foi responsável por mais da metade do total, com 4.966. Em um ranking totalmente paulista, São Lourenço da Serra veio em segundo lugar (793), com Cotia em terceiro (646), Embu-Guaçu em quarto (598) e Piedade em quinto, com 430. O preço médio de atacado, cotado em 13 de setembro de 2021, foi de R$ 11,06 a dúzia do maço.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de couve manteiga no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!