Siga:

2/6/202206:02:12

Funcionários da armazenagem realizam curso em Presidente Prudente


Entre os dias 26 e 28 de maio, foi realizado o Curso de Operação e Manutenção de Motosserra, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e focado não só em motosserras como também outros maquinários de manejo florestal, como roçadeiras e motopodas. O palco para a ação foi o Armazém Silo de Presidente Prudente (ASPRE), que tem uma floresta de eucaliptos própria e adequada para executar os exercícios práticos.

Em muitas unidades interioranas da CEAGESP há plantações de eucaliptos, cuja lenha é usada para abastecer as estruturas de secagem de grãos. Levantamentos mostram a disponibilidade total de uma área de 19,16 hectares e, considerando estimativas produção para esta área, poderia gerar uma economia de aproximadamente R$ 100 mil por ano para a Rede Armazenadora. “O curso foi todo gratuito”, conta Luís Eduardo Vieira Pinto, chefe da Regional IV da Rede.

Além de ter o próprio combustível para suas estruturas, a CEAGESP também trabalha com reflorestamento, sendo a ação mais recente o plantio de mudas no Armazém Graneleiro de Avaré (AGAVA). “Nas unidades onde for realizado o corte, posteriormente será realizado o replantio, em um total de quase 5 mil mudas”, conta Luís Eduardo. Além de ganhos econômicos na operação, a plantação das árvores também pode proporcionar outras vantagens, tais como conforto térmico, isolamento acústico e retenção de partículas dispersas no ar geradas no processo de padronização dos grãos.

Devido à natureza dos armazéns, as equipes para operá-los são pequenas, mas algumas funções ainda são realizadas por equipes contratadas. Agora capacitada, essa mão de obra da própria empresa passa a também poder fazer outras tarefas, revertendo-se em menores gastos.

No total, participaram oito funcionários, divididos entre as unidades de Araraquara, Avaré, Palmital, Prudente, São José do Rio Preto e Tupã, que recepcionaram bem a ideia. “É um curso diferente e não ficou só na parte de teoria. Que tenha mais cursos nesse sentido”, conta Ismael Francisco de Lima da Silva, técnico operacional do Graneleiro de Palmital (AGPAL).




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: