12/11/202511:02:57

O Armazém Graneleiro de São Joaquim da Barra (AGSJB), que pertence à rede armazenadora da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), localizado a 381km da capital paulista, encerrou setembro com previsão de devolução de sobra técnica aos seus clientes. A estimativa do Departamento de Armazenagem (DEPAR) é devolver cerca de 1.432 toneladas de soja. cujo processo se iniciou na primeira semana de novembro.
Para monitorar a quantidade de grãos armazenados na unidade é utilizada uma técnica chamada cubagem. “É uma maneira eficiente de obtermos uma estimativa do volume de grãos armazenados a granel”, explica João Cláudio de Lima, que é chefe da Seção Operacional (SEOPE) do DEPAR.
Os cálculos são feitos a partir de medidas realizadas em células dos silos horizontais e verticais e em septos dos graneleiros das unidades armazenadoras. Os dados obtidos são aplicados numa fórmula específica para cálculo de volume. As informações coletadas no início de setembro indicaram sobra de 2.865.193kg de soja. Desse total, o DEPAR prevê realizar a devolução imediata de 50%, ou seja, 1.432.560 kg.
“Consideramos prudente devolver 50% agora e, posteriormente, após realizarmos nova cubagem e/ou pesagem, então procedermos com a devolução do restante da mercadoria. Por conta do grande volume de soja, entendemos ser necessário aguardar a aproximação da finalização dos estoques para realizar essa nova cubagem e pesagem para conferência da sobra técnica”, detalha João Cláudio.
Além do grande volume de soja, o AGSJB também armazena sorgo e milho. Mas, de acordo com João Cláudio de Lima, chefe da SEOPE, neste momento apenas foi possível calcular a sobra técnica da soja.
“Não foi possível medir o sorgo e o milho, agora, devido a questões técnicas das estruturas onde esses grãos estão armazenados”, explica João Cláudio.
Para conhecer melhor a rede armazenadora da CEAGESP, acesse ceagesp.gov.br/armazens.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!