Siga:

11/10/201610:12:33

Descubra as qualidades nutricionais da batata


Estudos indicam que a batata é originária do Peru, e que já era cultivada para consumo humano há mais de 7 mil anos. Quando Cristóvão Colombo chegou às Américas, tomou conhecimento do tubérculo e a levou no século 16 para a Europa, de onde se disseminou para outros continentes e hoje faz parte da culinária regional de vários países, como a Alemanha, Rússia e França.

No Brasil, a variedade mais consumida é a chamada batata ágata, também conhecida como inglesa – aliás, recebeu este nome devido à sua comercialização pelos navegantes espanhóis e ingleses pelo mundo. Existem outras batatas também, como a batata doce, a batata baroa (ou mandioquinha), asterix e batata bolinha, mas a mais comum de se encontrar nos supermercados é a batata inglesa lavada. Em menor quantidade podemos ver ainda a batata escovada, que ainda traz restos de terra na casca, à venda em quitandas e feiras livres.

Segundo estudos da Seção de Controle de Qualidade Hortigranjeira da CEAGESP, comprar batata escovada é mais vantajoso que levar o tipo lavado, pois a longevidade da escovada é duas vezes superior à da lavada, que ainda perde seu peso três vezes mais rápido, devido à perda de água. Para entender melhor a situação, basta citar que a batata lavada perde 6% do seu peso em 5 dias e a batata escovada 2%. A perda de água pode prejudicar a sua aparência e diminuir a sua resistência às podridões e brotações. Vale lembrar que 80% da batata é formada por água.

Pesquisas recentes descobriram que a batata possui vários nutrientes que são de suma importância para a nossa saúde. Entre elas, uma proteína chamada patatina, um poderoso antioxidante que anula a ação dos radicais livres que atacam as células. Outro antioxidante poderoso encontrado é a quercetina, que inibe o crescimento de tumores de mama. O tubérculo possui ainda duas substâncias que combatem a depressão, como o lítio e o triptofano. Além disso, possui fibras que ajudam a dar uma sensação maior de saciedade.

A batata pode ser preparada de diversas formas, como frita ou mesmo crua, mas a melhor forma para não perder suas propriedades é servir cozida ou assada mesmo. Esta semana, trazemos uma receita de salada de batata que veio lá do Oriente, que traz batata cozida amassada e ingredientes para lá de saudáveis.

Na CEAGESP, deram entrada de setembro de 2015 a agosto de 2016 cerca de 186 mil toneladas de batata lavada, provenientes principalmente das cidades paulistas de Casa Branca, Itapetininga, Vargem grande do Sul, Mogi Guaçu e Paranapanema, da goiana Cristalina e a paranaense São Mateus do Sul. No dia 10/10, o produto estava sendo comercializado a R$ 2,04/kg no atacado.

Esta semana, a batata e vários outros produtos estão com o preço em conta na venda no atacado na CEAGESP. Confira nas nossas redes sociais (blog e facebook) e no nosso portal (Dicas da Semana) a lista completa de todos esses produtos.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2016 o Mês de:

Veja também o Ano de: