Siga:

10/5/202305:03:17

Saiba mais sobre o destaque da semana, o abacate Fortuna (08/05 a 12/05)


O abacate se originou na América Central, possivelmente no México. Entre as variedades cultivadas comercialmente estão Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Avocado (Hass), as mais conhecidas e consumidas pelos brasileiros. Ao todo, existem mais de 500 tipos de abacate.

A variedade Fortuna surgiu em Campinas (SP), por volta de 1960. Ele é o destaque da semana por estar na sua melhor época de produção e no preço. O preço médio no atacado, cotado em 08/05, foi de R$ 2,05/kg.

O abacate Fortuna se diferencia por seu tamanho, maior que os outros, e seu peso, que varia de 600 g a 1 kg. Seu caroço e sua polpa, mais amarelada, soltam com mais facilidade e seu formato lembra uma pera grande.

O consumo dessa fruta no Brasil vem aumentando nos últimos anos, em parte devido às pesquisas sobre os benefícios do seu consumo. O abacate é fonte de fibras e o Fortuna tem um ótimo teor de gordura, em torno de 8%. Não bastando tudo isso, ele tem pouco carboidrato (6%) e isso contribui para uma saciedade maior, auxiliando na perda de peso. Além disso ele tem antioxidantes que combatem ao envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e degenerativas.

Já vimos que ele é rico em nutrientes, mas não fica para trás na sua versatilidade na cozinha: pode ser encontrado em vitaminas, mousses e até mesmo brigadeiro. Pode ser consumido apenas com uma pitada de sal e limão ou com um pouquinho de açúcar. Outra receita muito conhecida para se fazer é a guacamole, prato da culinária mexicana.

Em 2022 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 8.513 toneladas, vindas principalmente de:

1) Araras (SP): 1.138,64;
2) Carmo da Cachoeira (MG): 914,42;
3) Santo Antônio de Posse (SP): 647,30;
4) Jardinópolis (SP): 593,04;
5) Três Corações (MG): 523,30;
6) Cordeirópolis (SP): 381,94

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de abacate Fortuna no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: