10/5/202305:03:17
O abacate se originou na América Central, possivelmente no México. Entre as variedades cultivadas comercialmente estão Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Avocado (Hass), as mais conhecidas e consumidas pelos brasileiros. Ao todo, existem mais de 500 tipos de abacate.
A variedade Fortuna surgiu em Campinas (SP), por volta de 1960. Ele é o destaque da semana por estar na sua melhor época de produção e no preço. O preço médio no atacado, cotado em 08/05, foi de R$ 2,05/kg.
O abacate Fortuna se diferencia por seu tamanho, maior que os outros, e seu peso, que varia de 600 g a 1 kg. Seu caroço e sua polpa, mais amarelada, soltam com mais facilidade e seu formato lembra uma pera grande.
O consumo dessa fruta no Brasil vem aumentando nos últimos anos, em parte devido às pesquisas sobre os benefícios do seu consumo. O abacate é fonte de fibras e o Fortuna tem um ótimo teor de gordura, em torno de 8%. Não bastando tudo isso, ele tem pouco carboidrato (6%) e isso contribui para uma saciedade maior, auxiliando na perda de peso. Além disso ele tem antioxidantes que combatem ao envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e degenerativas.
Já vimos que ele é rico em nutrientes, mas não fica para trás na sua versatilidade na cozinha: pode ser encontrado em vitaminas, mousses e até mesmo brigadeiro. Pode ser consumido apenas com uma pitada de sal e limão ou com um pouquinho de açúcar. Outra receita muito conhecida para se fazer é a guacamole, prato da culinária mexicana.
Em 2022 deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) 8.513 toneladas, vindas principalmente de:
1) Araras (SP): 1.138,64;
2) Carmo da Cachoeira (MG): 914,42;
3) Santo Antônio de Posse (SP): 647,30;
4) Jardinópolis (SP): 593,04;
5) Três Corações (MG): 523,30;
6) Cordeirópolis (SP): 381,94
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de abacate Fortuna no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!