12/9/202509:10:41

Produtores rurais do Noroeste Paulista, na região de Palmeira d’Oeste, município localizado a 621km de São Paulo, participaram na quarta-feira, 10/09, de um Dia de Campo promovido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Jales, que contou também com a participação da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).
Na programação teve palestra com o engenheiro agrônomo Gabriel Bitencourt, que é chefe do Centro de Qualidade Hortigranjeira da CEAGESP. Durante sua apresentação aos agricultores, Gabriel Bitencourt falou sobre estratégias de comercialização e valorização das frutas e hortaliças frescas. “Busquei passar orientações que pudessem ser úteis ao produtor rural, principalmente, para que ele amplie o alcance e a competitividade do seu produto no mercado”, disse Bitencourt.
O município de Palmeira d’Oeste é conhecido como a Capital Regional da Uva. Dados da Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP indicam que, em 2024, foram recebidas mais de 500 toneladas de produtos oriundos do município de Palmeira d’Oeste. Desse total, cerca de 93% foram uvas de diversas variedades. “No ano passado, recebemos, no Entreposto Terminal São Paulo, 466.478 quilos de uvas de Palmeira d’Oeste”, destaca Thiago de Oliveira, chefe da SEDES.
O evento gratuito de Dia de Campo marcou a abertura da 33ª Feira da Uva de Palmeira d’Oeste, que, neste ano, acontece de 10 a 14 de setembro. Desde 2021, a Feira da Uva de Palmeira d’Oeste e região faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo. Trata-se de uma tradição que reforça a identidade cultural do município e, ao mesmo tempo, impulsiona o turismo rural.
A feira conta com exposição e venda de variedades de uvas produzidas no município e, ainda, promove concursos, apresentações culturais e mostras de agronegócio. É uma iniciativa que valoriza a agricultura familiar e estimula a viticultura local.
Logo no início da manhã da quarta-feira, 10/09, quando estava a caminho de Palmeira d’Oeste, o engenheiro agrônomo Gabriel Bitencourt aproveitou para visitar o Entreposto da CEAGESP em São José do Rio Preto (CESJR). A proximidade entre os municípios — cerca de 177km — permitiu um breve encontro com a equipe da CEAGESP no interior e com o gerente do CESJR, senhor Adauto Roberto de Barros.
São José do Rio Preto e Palmeira d’Oeste ficam na região Noroeste Paulista do estado de São Paulo, próximos da divisa com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Outros municípios de destaque na região são Araçatuba, Andradina, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, Mirassol, Olímpia, entre outros.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!