8/11/202311:05:40
O destaque desta semana na CEAGESP é o mamão Havaí, mas conhecido como mamão papaia. Original do nordeste da América do Sul, é uma das frutas mais benéficas da natureza: é rico em vitaminas, possui fibras que ajudam no tratamento intestinal e em diversos outros tratamentos para saúde. Diferente do mamão Formosa, que pode atingir até 30 cm de comprimento e até 3,5 kg, o papaia não passa dos 18 cm e seu peso não chega a 1 kg.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mamões no mundo, somando-se os grupos Havaí e Formosa, e perdendo apenas para a Índia. Em nosso país, o papaia é a principal variedade produzida.
Segundo historiadores, o mamão Havaí chegou ao Brasil por meio de um missionário japonês que morava no Pará e foi até o Havaí (EUA) para uma missão religiosa. Lá, teve contato com um mamão de formato menor e mais doce do que os que ele conhecia em terras brasileiras. Por ter gostado muito da fruta, trouxe umas sementes para distribuir a alguns amigos agricultores no Pará. Não por acaso, outro nome menos usado para essa variedade é mamão Amazonas justamente pelo fato de o cultivo ter se iniciado na região Norte. Hoje em dia, os principais polos de cultivo deste produto são Bahia e Espirito Santo.
Benefícios do mamão papaia para saúde
Cotação do produto
Em 2022, o Entreposto Terminal São Paulo comercializou mais de 82 mil toneladas de mamão Havaí, e os principais períodos de sazonalidade é de agosto a novembro. Em 06/11/2023, o produto foi cotado a R$ 3,87/kg. Na mesma época ano passado, o produto foi cotado a R$ 4,67/kg, desta forma o produto possui uma redução média anual de 17,1%. Na comparação mensal, a redução é de 22,4%.
Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de mamão papai no GUIA CEAGESP clicando aqui.
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!