Siga:

8/11/202311:05:40

Saiba tudo sobre o mamão papaia, destaque da semana (06 a 10/11) no atacado da CEAGESP


O destaque desta semana na CEAGESP é o mamão Havaí, mas conhecido como mamão papaia. Original do nordeste da América do Sul, é uma das frutas mais benéficas da natureza: é rico em vitaminas, possui fibras que ajudam no tratamento intestinal e em diversos outros tratamentos para saúde. Diferente do mamão Formosa, que pode atingir até 30 cm de comprimento e até 3,5 kg, o papaia não passa dos 18 cm e seu peso não chega a 1 kg.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mamões no mundo, somando-se os grupos Havaí e Formosa, e perdendo apenas para a Índia. Em nosso país, o papaia é a principal variedade produzida.

Segundo historiadores, o mamão Havaí chegou ao Brasil por meio de um missionário japonês que morava no Pará e foi até o Havaí (EUA) para uma missão religiosa. Lá, teve contato com um mamão de formato menor e mais doce do que os que ele conhecia em terras brasileiras. Por ter gostado muito da fruta, trouxe umas sementes para distribuir a alguns amigos agricultores no Pará. Não por acaso, outro nome menos usado para essa variedade é mamão Amazonas justamente pelo fato de o cultivo ter se iniciado na região Norte. Hoje em dia, os principais polos de cultivo deste produto são Bahia e Espirito Santo.

Benefícios do mamão papaia para saúde

  • Facilita o trânsito intestinal
  • Ajuda a proteger o intestino
  • Auxilia no emagrecimento
  • Controla colesterol e triglicérides
  • Auxilia no equilíbrio de diabetes
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Contribui para saúde da pele e do cabelo

Cotação do produto

Em 2022, o Entreposto Terminal São Paulo comercializou mais de 82 mil toneladas de mamão Havaí, e os principais períodos de sazonalidade é de agosto a novembro. Em 06/11/2023, o produto foi cotado a R$ 3,87/kg. Na mesma época ano passado, o produto foi cotado a R$ 4,67/kg, desta forma o produto possui uma redução média anual de 17,1%. Na comparação mensal, a redução é de 22,4%.

 

Para fazer bons negócios, consulte os dados de contato dos comerciantes de mamão papai no GUIA CEAGESP clicando aqui.




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: