Siga:

17/6/202306:08:03

Para onde vai a doação da CEAGESP: ANAC


Com o Banco CEAGESP de Alimentos (BCA), a história da Associação Nacional de Assistência ao Cardíaco – ANAC vem desde 6 de fevereiro de 2015, data da entrega do ofício solicitando doações. Entre 13 de dezembro de 2019 e 27 de abril de 2023, já foram 17 entregas de alimentos e um total de 4.166 kg.

A história desta entidade já tem quase 60 anos, tendo sido fundada em setembro de 1963, na sede do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Seus fundadores são dois nomes importantes da cardiologia brasileira: o próprio Dante Pazzanese e Adib Jatene. Sua localização inclusive é ao lado do Dante, no bairro paulistano da Vila Mariana.

“A Associação existe porque o Dante solicitou”, conta Elias Marques Ribeiro, há 13 anos trabalhando como assistente administrativo na obra. O ritmo é intenso e os pacientes carentes, muitos. “No ano passado, foram 497 atendidos, tanto de Hospital do Coração (HCor) quanto Dante”, conta Elias.

O procedimento mais comum dos atendidos pela Associação é a realização de exames de rotina. Em muitos casos, são pacientes que vêm de longe. “Tem um casal lá do Amazonas que mora em região remota e sequer tem telefone. Uma vez por ano o marido vem para se tratar e voltam lá para a selva. A gente já sabe quando vêm e ficamos em alerta, pois eles já chegam com data marcada para retorno”, cita o assistente administrativo.

Hoje em dia, a hospedagem tem 16 quartos, que podem acomodar de 32 a 40 pessoas. O número de hospedados pode variar, pois em alguns casos os pacientes são crianças e acabam vindo com seus pais ou responsáveis. Originalmente a casa de apoio ficava em Diadema e mais recentemente foi para a avenida Sena Madureira, perto da sede histórica da Associação. “Achamos por bem vir para cá, pois fica mais próximo para os atendidos, em geral dando dez minutos de trajeto até os hospitais. Estamos lá há seis anos”, conta Elias.

Além da hospedagem, os atendidos também têm oportunidade de fazer atividades, como oficinas de costura e artesanato. Para as crianças há uma estrutura com brinquedos diversos. Além disso, há um serviço de atendimento a distância realizado pelo serviço social da entidade, que faz a parte de buscar os benefícios legais a que os atendidos têm direito.

As doações do BCA são importantes em relação à qualidade da alimentação recebida por quem está hospedado. “Fazemos questão de que a refeição seja o mais natural possível”, conta Elias. Além da CEAGESP, há também outras ajudas. “Temos um auxílio de custo do HCor, conforme os pacientes, e prestamos contas a eles”, acrescenta o assistente administrativo. Há também apoio do Círculo Militar e outras empresas de diversos portes.

Entre suas fontes de sustento, há um bazar, mas também há doações individuais via depósito bancário ou Pix. Está também entre as filantropias que recebem doações da Nota Fiscal Paulista.  Além disso, desde 1969 é considerada entidade de Utilidade Pública Municipal pela prefeitura paulistana, conforme o Decreto nº 7.947, de 29 de janeiro daquele ano. O reconhecimento como Utilidade Pública Estadual veio antes, pela Lei nº 8.141, de 1º de junho de 1964, além de reconhecimento pelo Conselho Municipal de Assistência Social e o certificado de Entidade de Assistência Social.

Aqueles que quiserem ajudar a obra contam com a página oficial na internet e também os seguintes contatos:

 

Associação Nacional de Assistência ao Cardíaco – ANAC
Rua Caravelas, 527, Vila Mariana, São Paulo (SP)
CEP 04012-060
E-mail: faleconosco@anacar.org.br
Tel.: (11) 5579-0609




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: