Siga:

30/6/202206:08:34

Para onde vai a doação da CEAGESP: Associação Santa Terezinha


Com a CEAGESP a história tem sete anos, após o recebimento em 27 de janeiro de 2015 do ofício solicitando o cadastramento no Banco CEAGESP de Alimentos. Entre 10 de dezembro de 2019 e 21 de junho deste ano, já foram 20 as entregas de alimentos, em um total de 6.459 kg.

Porém, a história da Associação Santa Terezinha é muito anterior a isso e começa em 25 de agosto de 1923, quando Carapicuíba, Barueri e Santana do Parnaíba ainda eram uma única cidade. A entidade era inicialmente um abrigo administrado pela Congregação Filhas de Nossa Senhora Stella Maris e seu foco original era o de cuidar de crianças filhas de pacientes de hanseníase.

Com a evolução da medicina, a associação passou a receber crianças em situação de vulnerabilidade social. “Acabou virando um abrigo para crianças, que ficavam aqui até os 18 anos”, conta Francisca Leodênia de Souza, gerente administrativa da Santa Terezinha há nove anos. Esse status perdurou até 2015.

Isso gerou uma mudança de foco, que hoje assume a forma de um centro de convivência no qual são atendidas 170 crianças e 120 idosos. “O atendimento ao idoso começou em fevereiro de 2016 e o das crianças, em julho de 2016. Os adolescentes começamos no ano seguinte”, recorda.

O acompanhamento acabou sendo apenas em uma parte do dia. “No começo foi difícil. No abrigo você tinha a criança todo o tempo e agora o convívio ficou mais leve”, conta Francisca. O cuidado passou a ser o de manter os vínculos familiares, além de adequação às leis, como Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso.

Para os menores, atividades extracurriculares, como arte, atividades pedagógicas e uma parceria para atividade física com o Instituto Esporte & Educação, criado pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser. Os idosos também têm atividade física, além de leituras, roda de conversa, crochê e artesanato. Para todas as faixas etárias, teatro, dança e informática. No caso dos adolescentes, há o Projeto Perspectiva, com cunho profissionalizante. “Temos palestras e parcerias com as empresas para levar esses adolescentes e conhecer a realidade dos ambientes de trabalho”, conta Francisca.

A carência dos menores hoje atendidos tem como maiores componentes situações financeira e social. No caso dos idosos, a situação é diferente. “A carência maior do idoso não é financeira, mas afetiva. A gente trata isso e vê os resultados”, conta Francisca, lembrando também de que atividades intergeracionais são promovidas na Santa Terezinha. No caso dos mais velhos, a própria relação de amizade entre eles ajuda para saber sua situação, além de haver contato diário.

Os resultados são animadores, como no caso dos menores. “Muitos perguntam por que não temos atividades no sábado e no domingo”, conta Francisca. “É muito prazeroso ver que estamos ajudando a ter uma vida melhor”.

A mudança de foco também facilitou a captação de recursos. “Como não é mais abrigo, a gente consegue alugar umas salas para captar recursos”, conta Francisca. Quem quiser ajudar conta com a página da instituição e também os seguintes contatos:

Associação Santa Terezinha
Avenida Rui Barbosa, 2.610, Vila Santa Terezinha, Carapicuíba (SP)
CEP 06311-001
E-mail: adm@santaterezinha.org.br
Tel.: (11) 4181-2585




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2022 o Mês de:

Veja também o Ano de: