24/6/202306:08:07
“Ao longo de muitos anos nossa entidade tem recebido doações de nossa parceira CEAGESP”. Essa declaração da Irmã Josélia, diretora do Educandário São José do Belém, é o respaldo de uma parceria iniciada em 05/02/2023, data do recebimento do ofício solicitando doações ao Banco CEAGESP de Alimentos (BCA). Entre 10/12/2019 e 07/06/2023, foram contabilizadas 19 entregas, em um total de 4.597 kg.
O começo dessa trajetória é muito anterior a isso, pois a entidade foi fundada em 23/01/1909, com suas instalações sendo um marco histórico no bairro paulistano do Belenzinho. Iniciativa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, o prédio inicialmente abrigava o Asylo São José do Belém, fundado pelas irmãs Rita do Coração de Maria, Prisca do Santíssimo Sacramento e Laurentina do Precioso Sangue. O endereço era o 1.534 da avenida Celso Garcia e o prédio de arquitetura clássica ainda está em pé, destacando-se na paisagem e sendo usado pela obra.
Além de asilo, abrigou internato, semi-internato e, a partir dos anos 1940, também passou a ter ensino primário, que posteriormente iria se estender à oitava série do que à época se chamava ginásio. A partir de 1961, apenas as atividades educacionais passaram a ocupar o prédio.
A escola propriamente dita durou até 1981 e um ponto de virada importante no Educandário ocorreu no ano seguinte, quando passou a ser obra assistencial e foi criado o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, pensado para gente em vulnerabilidade social. O direcionamento foi principalmente aos moradores dos cortiços da região, com um total de 260 atendidos.
Desses, 200 são crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que recebem atividades complementares realizadas em horários fora do turno escolar, como oficinas nos campos da arte, música, brincadeiras, artesanato, literatura e conhecimento. No caso dos maiores, há a capacitação para que consigam uma profissão nos ramos de beleza e informática. Aos 60 adultos existe um projeto de enfrentamento à pobreza que aborda confecção de roupas e bijuterias.
Os alimentos doados pelo BCA são parte importante da obra, parte da Rede ICM de Educação e Assistência Social. “Fazem a diferença na vida das crianças e adolescentes que se alimentam todo dia na instituição. Diversificam e qualificam a alimentação recebida diariamente”, conta Irmã Josélia.
Pessoas físicas e jurídicas podem ajudar o Educandário de várias formas. São aceitos alimentos perecíveis e não perecíveis, bem como materiais pedagógico e de limpeza e insumos em geral. Entre suas fontes de sustento, está o depósito bancário e também aceitam doações do Imposto de Renda e da Nota Fiscal Paulista. Interessados contam com a página de internet e as opções abaixo:
Sociedade Educação e Caridade – SEC / Educandário São José do Belém
Rua Belém, 129, Belenzinho, São Paulo (SP)
CEP 03057-010
E-mail: educandariosjb@redeicm.org.br
Tel.: (11) 2693-1378
Enviar para um amigo
Mensagem enviada com sucesso!
Comunicar um erro
Mensagem enviada com sucesso!