Siga:

24/6/202306:08:07

Para onde vai a doação da CEAGESP: Educandário São José do Belém


“Ao longo de muitos anos nossa entidade tem recebido doações de nossa parceira CEAGESP”. Essa declaração da Irmã Josélia, diretora do Educandário São José do Belém, é o respaldo de uma parceria iniciada em 05/02/2023, data do recebimento do ofício solicitando doações ao Banco CEAGESP de Alimentos (BCA). Entre 10/12/2019 e 07/06/2023, foram contabilizadas 19 entregas, em um total de 4.597 kg.

O começo dessa trajetória é muito anterior a isso, pois a entidade foi fundada em 23/01/1909, com suas instalações sendo um marco histórico no bairro paulistano do Belenzinho. Iniciativa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, o prédio inicialmente abrigava o Asylo São José do Belém, fundado pelas irmãs Rita do Coração de Maria, Prisca do Santíssimo Sacramento e Laurentina do Precioso Sangue. O endereço era o 1.534 da avenida Celso Garcia e o prédio de arquitetura clássica ainda está em pé, destacando-se na paisagem e sendo usado pela obra.

Além de asilo, abrigou internato, semi-internato e, a partir dos anos 1940, também passou a ter ensino primário, que posteriormente iria se estender à oitava série do que à época se chamava ginásio. A partir de 1961, apenas as atividades educacionais passaram a ocupar o prédio.

A escola propriamente dita durou até 1981 e um ponto de virada importante no Educandário ocorreu no ano seguinte, quando passou a ser obra assistencial e foi criado o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, pensado para gente em vulnerabilidade social. O direcionamento foi principalmente aos moradores dos cortiços da região, com um total de 260 atendidos.

Desses, 200 são crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que recebem atividades complementares realizadas em horários fora do turno escolar, como oficinas nos campos da arte, música, brincadeiras, artesanato, literatura e conhecimento. No caso dos maiores, há a capacitação para que consigam uma profissão nos ramos de beleza e informática. Aos 60 adultos existe um projeto de enfrentamento à pobreza que aborda confecção de roupas e bijuterias.

Os alimentos doados pelo BCA são parte importante da obra, parte da Rede ICM de Educação e Assistência Social. “Fazem a diferença na vida das crianças e adolescentes que se alimentam todo dia na instituição. Diversificam e qualificam a alimentação recebida diariamente”, conta Irmã Josélia.

Pessoas físicas e jurídicas podem ajudar o Educandário de várias formas. São aceitos alimentos perecíveis e não perecíveis, bem como materiais pedagógico e de limpeza e insumos em geral. Entre suas fontes de sustento, está o depósito bancário e também aceitam doações do Imposto de Renda e da Nota Fiscal Paulista. Interessados contam com a página de internet e as opções abaixo:

 

Sociedade Educação e Caridade – SEC / Educandário São José do Belém
Rua Belém, 129, Belenzinho, São Paulo (SP)
CEP 03057-010
E-mail: educandariosjb@redeicm.org.br
Tel.: (11) 2693-1378




Enviar para um amigo

Mensagem enviada com sucesso!

Seu Nome:
E-mail do Amigo:

Comunicar um erro

Mensagem enviada com sucesso!

Seu E-mail:
Comunique o erro:
Versão para impressão Enviar para um amigo Comunicar um erro

Veja também do Ano 2023 o Mês de:

Veja também o Ano de: